"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15667

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Guilherme Kelles Juste
Orientador WILMARA LOPES FIALHO
Outros membros Karen Helen Martins Canazart
Título Habilidades de comunicação clínica no atendimento telefônico de pacientes do Telessaúde – COVID – um relato de experiência.
Resumo INTRODUÇÃO: Com a pandemia de COVID-19 no país, a implementação de consultas médicas e de enfermagem de forma remota, as chamadas teleconsultas, se tornaram um recuso facilitador do acesso aos serviços de saúde. No contexto de Viçosa, entre abril de 2020 e junho de 2021, ocorreu uma parceria entre a Universidade Federal de Viçosa e a Prefeitura Municipal da cidade, com a criação e realização de um projeto de extensão vinculado ao serviço de saúde – o Telessaúde COVID. OBJETIVOS: Trazer um relato de experiência de acadêmicos de medicina e enfermagem, estagiários do Telessaúde COVID, e reforçar a importância de habilidades de comunicação clínica no manejo de pacientes de forma remota. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: O serviço de teleatendimento foi composto por acadêmicos de enfermagem, medicina, médicos, enfermeiros e profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), com o objetivo de orientar a população e manejar casos suspeitos ou confirmados de COVID 19, através de teleorientação ou teleconsulta. A equipe era responsável por solicitar o teste mais adequado, de acordo com a avaliação clínica e, nos últimos 3 meses, por agendar estes testes. Esse serviço foi implementado em uma central telefônica, criada no Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, na qual os estagiários atendiam as demandas da população e realizavam os planos terapêuticos após discussão de caso com os preceptores. A orientação à população deveria ser feita utilizando-se habilidades de comunicação clínica, com uma abordagem centrada na pessoa, visando o bom entendimento e comprometimento do usuário, considerando seu contexto, particularidades, sentimentos, medos, expectativas e preocupações. RESULTADOS: Com a impossibilidade de uma comunicação não verbal para melhor criação do vínculo com os pacientes, foi necessário redobrar a capacidade de se conectar ao outro por meio da comunicação. Não interromper o paciente em meio à fala, realização de escuta ativa, utilização de encorajadores mínimos, a capacidade de detectar e responder de maneira condizente às questões emocionais trazidas, além do desenvolvimento de uma compreensão da situação problema pelo paciente - para uma boa decisão compartilhada -, são exemplos das diversas ferramentas de comunicação utilizadas para um manejo remoto de qualidade. CONCLUSÕES: O serviço do Telessaúde teve a responsabilidade de não apenas atender a demanda de testagem, monitoramento e isolamento da população, mas também de acolher, ouvir e ser suporte para milhares de viçosenses, em meio a uma pandemia que tirou a vida de mais de 550 mil brasileiros. Nesse contexto, as habilidades de comunicação clínica se mostraram imprescindíveis para o excelente funcionamento do serviço e a maior adesão dos pacientes aos planos terapêuticos pactuados.
Palavras-chave Competência Clínica, Consulta Remota, COVID-19
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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