"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15650

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia de produção
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Matheus de Barros Correa Pinheiro
Orientador ADRIANA FERREIRA DE FARIA
Outros membros Ana Clara Coimbra França, Millena Luiza Souza e Santiago
Título Implantação da gestão por processos em um parque tecnológico.
Resumo A gestão da qualidade é definida como uma ferramenta estratégica que proporciona uma visão sistêmica de toda a organização. Por isso, as ações tomadas objetivam controlar as execuções das atividades da melhor maneira para que a excelência e a satisfação sejam alcançadas. Reconhecer que os benefícios da qualidade é uma ação estratégica, e que eles auxiliam na competitividade do mercado, tem incentivado as empresas a utilizarem programas e métodos que trabalhem na melhoria dos seus produtos e serviços. Os princípios para a adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), conforme a norma NBR ABNT ISO 9000:2015, são: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processos, melhoria contínua, tomada de decisão com base em evidência e gestão de relacionamentos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a temática de gestão da qualidade, com foco na implantação da gestão por processos, por meio da intervenção realizada no Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ). Logo, a metodologia utilizada foi o estudo dos conhecimentos e referências sobre a temática, além de promover reuniões com a equipe do Parque, em busca de entender e compreender cada Programa oferecido pelo mesmo. Após estas reuniões, e definição dos processos-chave, teve início a elaboração dos seus fluxogramas. Uma vez validado os fluxos dos processos já incorporadas as melhorias, teve início a fase de padronização, com o objetivo de reduzir a variabilidade. Para tal, foram elaborados os documentos: Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e Instruções de Trabalho (IT). Este trabalho tem contribuído para estudos os quais abordam as organizações que objetivam implantar a filosofia do Sistema da Gestão da Qualidade no cerne de sua instituição. Verificou-se o quão importante é possuir os processos definidos, mapeados e padronizados para o melhor desempenho da organização em âmbito geral, para que os processos sejam realizados da mesma forma e com a qualidade desejada, além de garantir a gestão do conhecimento na organização.
Palavras-chave Gestão por Processos, Qualidade, Mapeamento de Processos.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.