Resumo |
O potencial da utilização de redes sociais na disseminação de informações entre produtores rurais e como complemento do trabalho de extensão rural tem sido destacado na literatura sobre agricultura digital e agricultura 4.0. No âmbito de um Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) foi firmado um convênio entre a Prefeitura de Ubá e a UFV para a implementação de um projeto de Assistência Técnica e Gerencial para os produtores rurais participantes do programa. Em função de restrições impostas pela pandemia criou-se um grupo de WhatsApp com o objetivo de manter o contato com os produtores rurais, bem como disseminar informações de forma estruturada e regular sobre questões técnicas, preços de produtos, previsão do tempo e oportunidades comerciais. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica deste grupo de WhatsApp, denominado “PRODUTORES PSA/ DS-UFV”. Os dados para a análise compreenderam o período de 21/07/2020, data da criação do grupo, até 31/03/2021, totalizando 191 dias. O grupo tem 109 participantes, divididos em três classes: i) Membros da Coordenação e Estagiários (DS); ii) Parceiros Técnicos e iii) Produtores. Para a análise dos dados, utilizou-se o software Chat Visualizer BETA. A partir dos dados exportados pelo WhatsApp, contabilizou-se cerca de 1653 mensagens enviadas no grupo em um período de 191 dias, com uma média aproximada de 9 mensagens por dia. Os horários de maior interação foram às 9 e às 17 horas. Os participantes mais ativos do grupo são respectivamente: Membro DS 1 (1º), Parceiro Técnico1 (2º), Membro DS 2 (3º), Produtor 1 (4º), Produtor 2 (5º), Membro DS 3 (6º), Membro DS 4 (7º), Parceiro Técnico 2 (8º), Produtor 3 (9º) e Produtor 4 (10º). Desta forma, dentre os mais ativos, temos cerca de 4 membros DS, 2 parceiros técnicos e 4 produtores. Tais dados possibilitaram traçar os melhores horários de comunicação com os membros do grupo de WhatsApp e também desenvolver estratégias para aumentar a atuação dos produtores nos grupos. Nos próximos passos do trabalho será realizada uma análise textual dos dados fornecidos, a fim de mapear os temas mais debatidos e disponibilizar mais informações sobre os mesmos no grupo. Também serão obtidos indicadores da área de Análise de Redes Sociais a fim de verificar se e como o grupo fortaleceu/criou novas interações entre os membros participantes. Os resultados parciais indicam a aceitação de grupos de WhatsApp pelos envolvidos, bem como a necessidade de análises mais detalhadas que permitem propor estratégias do uso deste instrumento na Assistência Técnica e Gerencial. |