Resumo |
A Em Rede - Viçosa é um projeto de extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) criado em 2015 e que, desde sua fundação, promove uma interação entre a universidade e a população viçosense, oferecendo diversas oportunidades e experiências que impactam diretamente pessoas dos dois ambientes. A iniciativa possui projetos internos que oferecem diversas formas de atuação as quais vão desde a difusão da ciência com o projeto Ciência na Praça, passando por imersões culturais oferecidas pelo Rede Idiomas, capacitações realizadas pelo Núcleo Informa e até as experiências acadêmicas do Núcleo Visita, Mostra Universitária e Universitário Por Um Dia. Cada projeto oferecido pela Em Rede possui sua singularidade, portanto, cada um é representado visualmente por uma logo e paleta de cores própria, o que diversifica as identidades visuais possíveis de serem apresentadas nas redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn. Desse modo, tem-se uma grande variedade de cores, onde o maior desafio é buscar uma padronização para apresentar um aspecto bonito e que atraia o público para as redes sociais do projeto. Somado a isso, existe, também, a necessidade de respeitar a identidade pré-existente, tentando adaptar as artes produzidas para que seja apresentado algo novo, uniforme e bonito visualmente nas redes sociais. Em função disso, a divisão de Divulgação e Tecnologia da Em Rede - Viçosa procurou fazer, como método para a padronização de identidade visual, que as artes seguissem uma estrutura abrangendo um fundo sólido, usando as paletas já estabelecidas pela logo de cada subprojeto interno nos posts que correspondam a cada um deles. Além disso, também padronizou-se a fonte de texto a ser utilizada nas produções. Detalhes como a posição das logos geral e dos subprojetos nas postagens e a utilização de um número reduzido de elementos também se mostraram benéficos e agregaram para a harmonização da identidade visual da Em Rede - Viçosa. Os resultados obtidos a partir da utilização dos métodos foram visíveis, tendo sido observado um aumento de 64% de engajamento em comparação ao mês anterior, atingindo mais contas e consequentemente maior difusão dos conteúdos. Além disso, elementos padronizados em todas as artes, como o fundo sólido e a fonte padronizados, criaram uma identidade da Em Rede, que permite a identificação do projeto em diferentes contextos. |