"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15609

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ramon Marques Gonçalves
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Guilherme Flaviano Pereira, Thamyres Ribeiro Medeiros, Thaymara Cristina de Souza Romulo
Título O Programa Residência Pedagógica na E.E. Raul de Leoni
Resumo No dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus. Em todos os continentes, muitos países precisaram fechar as portas dos comércios, de escolas e de todos os serviços considerados não essenciais para “frear” o avanço da doença. Diante desse contexto, alguns países como o Brasil, adotaram o ensino remoto a fim de minimizar a defasagem de conhecimento na aprendizagem dos alunos da Educação Básica. Neste cenário, os residentes e preceptores do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, localizada no município de Viçosa - MG, tiveram de se reinventar para auxiliar os alunos da E. E. Raul de Leoni com aulas remotas interativas e diversificadas com o intuito de tornar a aprendizagem mais acessível. Além das regências que acontecem toda semana com os alunos, sendo trabalhado os conteúdos dos PET’s, participamos de reuniões de classe, reuniões de pais, avaliações e também vivenciamos o dia a dia dos professores que fazem o possível para contornar essa situação e continuar a compartilhar o conhecimento com os estudantes. Como residentes queríamos aproximar os alunos das aulas síncronas, que a essa altura não tínhamos a presença deles. Então começamos a utilizar diversos recursos como o uso da música, jogos, quiz e vídeos diversos, sempre remetendo ao conteúdo matemático de maneira leve e descontraída. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que no ano de 2021 ao retornar com as regências tivemos sempre a presença de um aluno, podendo variar entre um a quatro alunos. Isso foi um avanço para nós residentes, pois sabemos que esse contato com o aluno é essencial para nossa formação. Percebemos também, que um fator agravador da ausência dos alunos nas aulas se dava pelo fato de muitos não terem acesso a uma internet de qualidade ou por não possuir nenhum recurso tecnológico para participação nas aulas. Para minimizar esses problemas, buscamos produzir materiais nos quais fosse possível acessá-los de uma maneira mais simples, como por exemplo através de grupos de Whatsapp e plataformas do Google, sendo compostos de diferentes ferramentas que conseguissem transmitir o conteúdo de maneira didática e atrativa. Para construir uma aprendizagem mais significativa aos alunos, buscamos produzir questões inéditas, nas quais os alunos teriam que colocar suas aprendizagens em prática. Percebemos com o desenvolvimento das atividades na escola Raul de Leoni que a internet possibilitou um mundo de possibilidades de programas, editores de vídeos, jogos e softwares matemáticos que facilitam o contato com os alunos, bem como o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, precisamos nos aprofundar nessas novas tecnologias (algumas nem tão novas assim) e exercitar tais funções que as mesmas proporcionam e repensar daqui para frente como o processo de ensino e aprendizagem poderá ser melhor desenvolvido a partir de múltiplas estratégias a serem utilizadas, incluindo é claro as tecnologias digitais.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Matemática, Pandemia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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