Resumo |
No dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus. Em todos os continentes, muitos países precisaram fechar as portas dos comércios, de escolas e de todos os serviços considerados não essenciais para “frear” o avanço da doença. Diante desse contexto, alguns países como o Brasil, adotaram o ensino remoto a fim de minimizar a defasagem de conhecimento na aprendizagem dos alunos da Educação Básica. Neste cenário, os residentes e preceptores do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, localizada no município de Viçosa - MG, tiveram de se reinventar para auxiliar os alunos da E. E. Raul de Leoni com aulas remotas interativas e diversificadas com o intuito de tornar a aprendizagem mais acessível. Além das regências que acontecem toda semana com os alunos, sendo trabalhado os conteúdos dos PET’s, participamos de reuniões de classe, reuniões de pais, avaliações e também vivenciamos o dia a dia dos professores que fazem o possível para contornar essa situação e continuar a compartilhar o conhecimento com os estudantes. Como residentes queríamos aproximar os alunos das aulas síncronas, que a essa altura não tínhamos a presença deles. Então começamos a utilizar diversos recursos como o uso da música, jogos, quiz e vídeos diversos, sempre remetendo ao conteúdo matemático de maneira leve e descontraída. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que no ano de 2021 ao retornar com as regências tivemos sempre a presença de um aluno, podendo variar entre um a quatro alunos. Isso foi um avanço para nós residentes, pois sabemos que esse contato com o aluno é essencial para nossa formação. Percebemos também, que um fator agravador da ausência dos alunos nas aulas se dava pelo fato de muitos não terem acesso a uma internet de qualidade ou por não possuir nenhum recurso tecnológico para participação nas aulas. Para minimizar esses problemas, buscamos produzir materiais nos quais fosse possível acessá-los de uma maneira mais simples, como por exemplo através de grupos de Whatsapp e plataformas do Google, sendo compostos de diferentes ferramentas que conseguissem transmitir o conteúdo de maneira didática e atrativa. Para construir uma aprendizagem mais significativa aos alunos, buscamos produzir questões inéditas, nas quais os alunos teriam que colocar suas aprendizagens em prática. Percebemos com o desenvolvimento das atividades na escola Raul de Leoni que a internet possibilitou um mundo de possibilidades de programas, editores de vídeos, jogos e softwares matemáticos que facilitam o contato com os alunos, bem como o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, precisamos nos aprofundar nessas novas tecnologias (algumas nem tão novas assim) e exercitar tais funções que as mesmas proporcionam e repensar daqui para frente como o processo de ensino e aprendizagem poderá ser melhor desenvolvido a partir de múltiplas estratégias a serem utilizadas, incluindo é claro as tecnologias digitais. |