Resumo |
A discussão de gênero vem ganhando destaque nos últimos anos na sociedade, sobretudo em relação ao gênero feminino e suas representações, visto que as mulheres buscam constantemente por espaço no âmbito social, educacional e profissional. Assim, partimos do pressuposto que a mulher encontra-se em desvantagens - devido à ausência de equidade de oportunidades, desvalorização salarial, entre outros aspectos - em relação ao homem no mercado de trabalho e na administração. Nesta pesquisa, buscamos compreender as representações sociais acerca do que é ser mulher na administração e no mercado de trabalho pelo olhar das discentes do curso. Especificamente, buscamos: identificar as principais representações sociais sobre a mulher no curso de administração a partir da percepção das discentes do curso; identificar as principais representações sociais construídas sobre a atuação feminina no mercado de trabalho a partir da percepção discente; entender de que forma as experiências acadêmicas e o contato com o mercado de trabalho contribuem para a percepção das discentes sobre tais representações. Em termos metodológicos, o presente estudo teve abordagem qualitativa e viés descritivo. A coleta de dados foi realizada a partir de roteiro de entrevista semiestruturado. Devido a pandemia do COVID-19, a seleção e o contato com as discentes ocorreram de forma remota, por meio de plataformas digitais, atingindo a amostra de vinte e uma estudantes do curso de administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Viçosa. A análise dos dados coletados se deu mediante análise de conteúdo e como resultados preliminares destaca-se que as representações de gênero sobre a administração são voltadas para o gênero masculino e que esse espaço não é acessível às mulheres em nível de equidade de oportunidades. O contato com a graduação e as experiências extracurriculares corroborou para a formação de outras representações de que a mulher, enquanto profissional, é vista como um ser incompetente e que não sabe se comportar diante de um ambiente corporativo. Para as estudantes, os diversos estereótipos de gêneros e preconceitos em torno da atuação feminina na administração e no mercado de trabalho resultam em partes da criação das mulheres e toda vivência social, sendo orientadas para serem responsáveis pelas atividades domésticas e cuidado dos filhos, reafirmando uma posição secundária no ambiente formal de trabalho. Nossas conclusões iniciais de pesquisa revelaram a necessidade de repensar a grade curricular do curso, a formação inicial e continuada dos docentes para debater tal temática em sala de aula. |