"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15601

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Alisson Luiz Martins Duarte
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros Brenda de Oliveira
Título Desafios no ensino de biologia durante a pandemia em uma escola pública de viçosa: um relato de experiência
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é voltado para formação de professores dos cursos de licenciatura das instituições de Ensino Superior, proporcionando experiências pedagógicas nas escolas. Possibilita a inserção dos licenciandos na realidade das escolas e da comunidade escolar, em sua multiplicidade de aspectos, sociais e educativos, bem como traz contribuições às escolas, promovendo trocas com a Universidade e o uso de metodologias atrativas para os alunos. O atual projeto, se inicia no período pandêmico, Covid-19, tendo como um dos campos de formação uma escola de um bairro de Viçosa, que recebe estudantes, predominantemente, de área periféricas e rurais do município. Apesar da escola apresentar um corpo docente engajado na busca de garantir o direito à educação de qualidade aos estudantes, com a manutenção do isolamento social tal garantia vêm se tornando um grande desafio. As aulas semanais passam a ser mediadas por plataforma de vídeo online, as atividades através do Plano de Estudo Tutorado e as dúvidas atendidas por aplicativo de mensagens. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo relatar e refletir a experiência de uma dupla de licenciandos presentes de forma remota na realidade dessa escola, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. A proposta metodológica é de um relato de experiência, que descreve uma vivência marcante na prática educativa e propõe uma reflexão sobre ela, analisando aspectos importantes na formação docente. A vivência central nesta escola, em período remoto, foi marcada pela precariedade nos equipamentos eletrônicos, nos pacotes de dados móveis e na velocidade da internet, principalmente, no contexto dos estudantes. Tal situação impõe uma lacuna para os estudantes acompanharem as aulas através de programas como o Google Meet e dos canais disponibilizados pelo Ministério da Educação, o que dificulta cada vez mais o acesso ao conteúdo pelos alunos. A cada semana o abandono escolar ficava mais evidente. A equipe investiu cada vez mais esforços na disponibilização de materiais impressos e nas trocas de mensagens entre professora, pibidianos e estudantes. O tempo todo foi necessário reinventar estratégias, na busca de manter o contato e o envolvimento dos alunos. Um dos caminhos foi o uso de aplicativos como, Kahoot, que é um jogo de múltipla escolha e o Jamboard, que é um quadro interativo que permite a interação lúdica com o conteúdo. No entanto, apesar da boa participação dos estudantes nas aulas, a equipe refletia a todo o tempo sobre a exclusão digital de muitos estudantes e o abandono escolar. Um caminho encontrado foi a elaboração de uma carta, com a turma, enviada para os alunos ausentes, buscando a manutenção da conexão destes com a escola e com os estudos. Esse trabalho não se encerra aqui, e novas estratégias continuarão a ser pensadas enquanto permanecer a pandemia, buscando sempre atingir o maior número de estudantes.
Palavras-chave Ensino de Biologia, Relação professor-aluno, Ensino Remoto
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.