Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é voltado para formação de professores dos cursos de licenciatura das instituições de Ensino Superior, proporcionando experiências pedagógicas nas escolas. Possibilita a inserção dos licenciandos na realidade das escolas e da comunidade escolar, em sua multiplicidade de aspectos, sociais e educativos, bem como traz contribuições às escolas, promovendo trocas com a Universidade e o uso de metodologias atrativas para os alunos. O atual projeto, se inicia no período pandêmico, Covid-19, tendo como um dos campos de formação uma escola de um bairro de Viçosa, que recebe estudantes, predominantemente, de área periféricas e rurais do município. Apesar da escola apresentar um corpo docente engajado na busca de garantir o direito à educação de qualidade aos estudantes, com a manutenção do isolamento social tal garantia vêm se tornando um grande desafio. As aulas semanais passam a ser mediadas por plataforma de vídeo online, as atividades através do Plano de Estudo Tutorado e as dúvidas atendidas por aplicativo de mensagens. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo relatar e refletir a experiência de uma dupla de licenciandos presentes de forma remota na realidade dessa escola, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. A proposta metodológica é de um relato de experiência, que descreve uma vivência marcante na prática educativa e propõe uma reflexão sobre ela, analisando aspectos importantes na formação docente. A vivência central nesta escola, em período remoto, foi marcada pela precariedade nos equipamentos eletrônicos, nos pacotes de dados móveis e na velocidade da internet, principalmente, no contexto dos estudantes. Tal situação impõe uma lacuna para os estudantes acompanharem as aulas através de programas como o Google Meet e dos canais disponibilizados pelo Ministério da Educação, o que dificulta cada vez mais o acesso ao conteúdo pelos alunos. A cada semana o abandono escolar ficava mais evidente. A equipe investiu cada vez mais esforços na disponibilização de materiais impressos e nas trocas de mensagens entre professora, pibidianos e estudantes. O tempo todo foi necessário reinventar estratégias, na busca de manter o contato e o envolvimento dos alunos. Um dos caminhos foi o uso de aplicativos como, Kahoot, que é um jogo de múltipla escolha e o Jamboard, que é um quadro interativo que permite a interação lúdica com o conteúdo. No entanto, apesar da boa participação dos estudantes nas aulas, a equipe refletia a todo o tempo sobre a exclusão digital de muitos estudantes e o abandono escolar. Um caminho encontrado foi a elaboração de uma carta, com a turma, enviada para os alunos ausentes, buscando a manutenção da conexão destes com a escola e com os estudos. Esse trabalho não se encerra aqui, e novas estratégias continuarão a ser pensadas enquanto permanecer a pandemia, buscando sempre atingir o maior número de estudantes. |