"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15561

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Norton César da Silva Almeida
Orientador FERNANDO CONDE VEIGA
Outros membros JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Título Relato de experiência – Como a Inacessibilidade a Dispositivos Eletrônicos Impactou no Processo de Aprendizagem dos Estudantes na Educação Básica em Tempos de Pandemia
Resumo A pandemia da covid-19, que teve início no Brasil no primeiro semestre de 2020, trouxe algumas preocupações, e vários desafios que diversas áreas tiveram que enfrentar. A educação não é indiferente a isso. As escolas precisaram se adaptar a uma realidade que, até aquele momento, não poderia imaginar. Escolas fechadas, aulas suspensas e a necessidade de amenizar o impacto que isso iria causar em todos os sujeitos envolvidos na escola. O ensino remoto foi uma possibilidade que acabou sendo, de certa forma, a única solução para o estancamento dessa crise. Porém, o ensino remoto nos possibilitou enxergarmos outras dificuldades que enfrentamos, desde muito antes da pandemia, que é a inclusão digital. Participando do Programa de Residentes Pedagógicos da CAPES, eu tive a oportunidade de vivenciar as dificuldades enfrentadas pela escola, professores e estudantes da educação básica em superar esse momento de pandemia com o mínimo de dano possível. Essa experiência me impactou de diversas formas, positivamente, mas muito mais de forma negativa. O fato de que muitos dos estudantes da educação pública não possuem dispositivos eletrônicos que os possibilitem de acompanhar as aulas remotas, tanto de caráter síncrono ou assíncrono, para mim foi de longe o que mais impactou. Esse problema não veio com a pandemia da Covid-19, mas é um problema que enfrentamos já há um longo período. Observamos nesse período pandêmico que, o fato dos professores não estarem em contato direto com os estudantes, pela falta dessa estrutura digital e eletrônica, tornou ainda mais o ensino problemático. Esse relato de experiência tem como objetivo relatar como está sendo a busca continua por ferramentas e formas de tornar as aulas remotas mais integrativas, pra que os estudantes sintam o menos possível esse momento, longe dos colegas, longe de seus professores e pessoas que antes eram próximas e de convívio diário. A desigualdade econômica já era um problema conhecido e que tem impacto na educação, mesmo em um período sem pandemia, porém, a pandemia alargou essa disparidade, e muitas reflexões acerca desse problema.
Palavras-chave Educação, Professores, Pandemia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.