"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15554

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Clara Ramos Correa
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES, Sarah Menezes Rocha, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título A autonomia e o desenvolvimento moral da criança no tribunal da formação docente: um relato de experiência
Resumo Este trabalho se destina a tratar de um relato de experiência de uma de minhas vivências como bolsista e integrante da equipe do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil: Práticas, Propostas Pedagógicas, e Identidade Docente. A vivência que ilumino em recorte neste resumo consiste na observação participativa que realizei na aula “A construção da autonomia da criança – desafios, possibilidades e relações com o desenvolvimento moral”, ocorrida no dia 07/02/20, ministrada pelas professoras Vanilda Bastos (TAE-EIN/DED/UFV) e Fernanda Ribeiro (EBTT-LDH/DED/UFV), que teve como principal objetivo a promoção de um espaço de aprendizado e reflexão em torno do desenvolvimento moral da criança, e qual deve ser o papel do educador infantil nesse processo. Na aula em questão, a metodologia abordada pelas docentes do curso propôs o espaço de debate sobre a temática inspirando-se na organização de um tribunal, tendo por apoio a exibição de slides para ilustrar a ação. Essa aula promoveu um espaço para a discussão acerca de uma questão recorrente no contexto da educação infantil e possibilitar a reflexão sobre a importância de se protagonizar a autonomia das crianças em seu processo de desenvolvimento moral, levantando pontos teóricos sobre como ele ocorre, bem como a problematização das relações heterônomas entre crianças e adultos, permitindo que os participantes compartilhassem e discutissem a partir de suas experiências. Ao presenciar essa situação, percebi o quão necessário esses diálogos se fazem quando se diz respeito à questões educacionais e sociais, pois permitem a socialização, a troca de experiências, múltiplos olhares e possibilitam o pensamento crítico, assim como a aquisição de novos conhecimentos, representando também uma oportunidade de grande relevância para a minha própria formação como educadora infantil. Desta forma, a metodologia adotada nesta aula vem a ser de grande pertinência para formações docentes da educação infantil atualmente, pois corresponde-se à iminência de se construir práticas formativas tanto iniciais como continuadas, que protagonizem a articulação da teoria e prática, por meio de discussões, experiências reais dos sujeitos e oportunidades para a reflexão (REGO E PERNAMBUCO, 2004). Portanto, tendo em vista o crescimento pessoal e profissional que pude experienciar, concluo que a situação relatada consistiu em um espaço de formação e transformação não somente para os participantes, mas para toda sua equipe, proporcionando o compartilhamento de saberes, ressignificação de ideias e o diálogo entre vivências reais e plurais que possuem tanto a ensinar.
Palavras-chave Docência em Educação Infantil, Teoria e Prática, Desenvolvimento Moral.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.