"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15535

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Veterinária
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabrielly Dias Santos
Orientador TATIANA SCHMITZ DUARTE
Outros membros Ana Maria Barros Marques, Beatriz Quintiliano Gonçalves, FABIANA AZEVEDO VOORWALD, Larissa Ferreira Lopes Silva, Mariana Lourdes Tibério Pereira, Renato Guiducci da Silva
Título O uso de mídias sociais como estratégia de educação ambiental promovida pelo GEAS-UFV
Resumo Sabe-se que o uso das mídias sociais é crescente nas últimas décadas. Durante o período de isolamento social, motivado pela pandemia do COVID-19, seu uso passou a ser indispensável, visto que muitas ações rotineiras passaram a serem feitas de forma remota. Tendo isso em vista, o Grupo de Estudos de Animais Selvagens da UFV (GEAS-UFV) precisou se adaptar a essa nova realidade, focando em suas atividades de divulgação científica no Instagram, até então sua rede social com maior alcance. Objetiva-se relatar a experiência de graduandos do curso de medicina veterinária da UFV, ao realizar atividades de educação ambiental executadas por meio do perfil no Instagram do GEAS-UFV. A principal atividade realizada pelo grupo no primeiro semestre de 2021 foi a produção de conteúdo educativo/informativo sobre animais selvagens e educação ambiental no Instagram. Constantemente, o público recorria ao grupo para solicitar auxílio na solução de problemas relacionados a animais selvagens, como por exemplo, o socorro de animais feridos ou a retirada de indivíduos que estivessem em local residencial. No entanto, muitas informações não cabiam ao grupo responder, uma vez que ele é composto por graduandos, sendo antiético e proibido o ensino de manejo de fauna silvestre para pessoas leigas. Dessa forma, foi realizada uma postagem com o título “Encontrei um animal silvestre! E agora?” com o intuito de ajudar esses seguidores a avaliar a situação corretamente e, tomar uma decisão assertiva, que envolva o trabalho de profissionais da área, beneficiando o animal e proporcionando maior segurança aos envolvidos. Outras postagens também foram desenvolvidas como estratégia de educação ambiental, como por exemplo, o “Post Lúdico”, o qual expõe temas importantes de forma lúdica e simplificada, de modo a atrair o público infantojuvenil. Nele, foram abordados a relação dos primatas com a febre amarela, o impacto do uso do plástico para o ecossistema e o perigo do uso do cerol. Após a reestruturação do conteúdo no Instagram do GEAS-UFV, pode-se notar resultados significativos nas interações do público com o perfil, além de aumento de mais de um mil seguidores em três meses (março-junho), o qual é evidenciado através das métricas disponibilizadas pela rede social. Depois da postagem sobre ações a serem tomadas quando um animal selvagem for encontrado, o número de dúvidas recebidas sobre o assunto caiu para zero, revelando o impacto do conteúdo. Ademais, o GEAS-UFV recebeu comentários de experiências de seguidores que leram e aprenderam por meio das publicações, além de compartilhá-las com amigos e familiares. Assim, evidencia-se que, quando realizada de forma responsável e lúdica, o uso de mídias sociais é eficaz para a realização de atividades de educação ambiental. Além disso, por ser uma rede social popular, o Instagram alcança um público diversificado, facilitando a divulgação do conhecimento científico para a população.
Palavras-chave Educação ambiental, Mídias sociais, Animal selvagem.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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