Resumo |
Sabe-se que o uso das mídias sociais é crescente nas últimas décadas. Durante o período de isolamento social, motivado pela pandemia do COVID-19, seu uso passou a ser indispensável, visto que muitas ações rotineiras passaram a serem feitas de forma remota. Tendo isso em vista, o Grupo de Estudos de Animais Selvagens da UFV (GEAS-UFV) precisou se adaptar a essa nova realidade, focando em suas atividades de divulgação científica no Instagram, até então sua rede social com maior alcance. Objetiva-se relatar a experiência de graduandos do curso de medicina veterinária da UFV, ao realizar atividades de educação ambiental executadas por meio do perfil no Instagram do GEAS-UFV. A principal atividade realizada pelo grupo no primeiro semestre de 2021 foi a produção de conteúdo educativo/informativo sobre animais selvagens e educação ambiental no Instagram. Constantemente, o público recorria ao grupo para solicitar auxílio na solução de problemas relacionados a animais selvagens, como por exemplo, o socorro de animais feridos ou a retirada de indivíduos que estivessem em local residencial. No entanto, muitas informações não cabiam ao grupo responder, uma vez que ele é composto por graduandos, sendo antiético e proibido o ensino de manejo de fauna silvestre para pessoas leigas. Dessa forma, foi realizada uma postagem com o título “Encontrei um animal silvestre! E agora?” com o intuito de ajudar esses seguidores a avaliar a situação corretamente e, tomar uma decisão assertiva, que envolva o trabalho de profissionais da área, beneficiando o animal e proporcionando maior segurança aos envolvidos. Outras postagens também foram desenvolvidas como estratégia de educação ambiental, como por exemplo, o “Post Lúdico”, o qual expõe temas importantes de forma lúdica e simplificada, de modo a atrair o público infantojuvenil. Nele, foram abordados a relação dos primatas com a febre amarela, o impacto do uso do plástico para o ecossistema e o perigo do uso do cerol. Após a reestruturação do conteúdo no Instagram do GEAS-UFV, pode-se notar resultados significativos nas interações do público com o perfil, além de aumento de mais de um mil seguidores em três meses (março-junho), o qual é evidenciado através das métricas disponibilizadas pela rede social. Depois da postagem sobre ações a serem tomadas quando um animal selvagem for encontrado, o número de dúvidas recebidas sobre o assunto caiu para zero, revelando o impacto do conteúdo. Ademais, o GEAS-UFV recebeu comentários de experiências de seguidores que leram e aprenderam por meio das publicações, além de compartilhá-las com amigos e familiares. Assim, evidencia-se que, quando realizada de forma responsável e lúdica, o uso de mídias sociais é eficaz para a realização de atividades de educação ambiental. Além disso, por ser uma rede social popular, o Instagram alcança um público diversificado, facilitando a divulgação do conhecimento científico para a população. |