Resumo |
O Business Model Canvas ou BMC (Business Model Generation) é uma ferramenta que agrega valor aos modelos de negócios, auxiliando no gerenciamento dos empreendimentos e nas funções gerais da rotina empresarial, podendo ter variações para se adaptar a cada tipo de empresa. O BMC mostra a lógica de como uma organização pretende gerar valor por meio de nove componentes (segmentos de clientes, relacionamento com clientes, canais, fontes de receitas, propostas de valor, atividades-chave, recursos principais, parcerias principais e estrutura de custos) que cobrem as quatro áreas principais de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Outra ferramenta de gestão, utilizada pelas empresas é o Balanced Scorecard (BSC) que auxilia no controle, na tomada de decisão e no planejamento, envolvendo métricas e indicadores financeiros e não financeiros, utilizando 4 perspectivas (financeira, de clientes, de processo interno e de aprendizado). Além dessas ferramentas é necessário ter em mente o conceito de startup, que pode ser apresentado como uma organização formada para alcançar um modelo de negócios repetível e escalável em um ambiente de extrema incerteza. O presente trabalho tem como objetivo geral contribuir com a modelagem de negócios de startups utilizando o BSC e o BMC. A modelagem de negócio proposta será estudada em uma startup participante do processo de Pré-Incubação, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV). Com base nos 9 componentes do BMC foram construídos indicadores que se ligam as 4 perspectivas do BSC. Para a realização desse trabalho foi utilizada a metodologia pesquisa-ação que funciona de forma que o pesquisador é um agente ativo na pesquisa sobre a realidade com base no seu modelo. No presente momento, o projeto já promoveu a atualização do modelo de negócio em Canvas e a construção de um dashboard com os valores, gráficos e médias dos indicadores. O modelo será agora testado com os indicadores da empresa. |