"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15507

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Marcos Guedes de Lana
Orientador MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA
Outros membros ANA IRIS MENDES COELHO, Ângela Maria da Silva Sousa, Débora Silva Comastri, JOSE BENICIO PAES CHAVES, Vanessa Rosa do Vale
Título Atuação do CECANE-UFV no desenvolvimento de oficinas regionais virtuais sobre agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar em municípios mineiros
Resumo O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Viçosa (CECANE-UFV) atua no apoio técnico ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em ações relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Estado de Minas Gerais. Para o melhor entendimento da demanda e oferta dos alimentos da Agricultura Familiar (AF) para alimentação Escolar são necessárias capacitações contínuas dos gestores municipais e estaduais. Nesse contexto, é importante considerar que mesmo durante o período de calamidade pública pela Covid-19 a compra de alimentos da AF se manteve a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes através da aquisição de gêneros pelas entidades executoras (EExs). O presente trabalho teve como objetivo realizar oficinas regionais da AF de forma virtual para o levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção da AF para a boa execução do PNAE, no ano de 2020 e início de 2021. Com base no levantamento de dados realizados no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC) do ano de 2018, as agentes CECANE/UFV selecionaram municípios que utilizaram menos de 30% do recurso federal exigido pela lei 11.947/2009 na compra de alimentos da AF. O convite para as oficinas foi direcionado aos atores sociais do PNAE (gestores de educação, nutricionista responsável técnico, membros do Conselho Nacional de Educação - CAE, técnicos da assistência e extensão agrícola regional, agricultores individuais e Sindicatos Rurais). As oficinas virtuais foram realizadas em dois dias, com carga horária total de 06 horas, utilizando a plataforma Google Meet com a abordagem dos temas: histórico, objetivos e diretrizes do PNAE; levantamento da demanda e oferta dos alimentos da AF para a alimentação escolar; passo a passo da aquisição dos alimentos da AF; legislações vigentes; prestação de contas, discussões e troca de saberes. Foram realizadas quatro oficinas virtuais nas quais foi constatada a participação de 84 municípios e 211 participantes. Os principais desafios levantados nas oficinas foram relacionados ao cumprimento do cronograma, articulação entre os atores sociais, pouca variedade de produtos da agricultura familiar e, ainda, a não formação de grupos formais (cooperativas/associações). Observa-se que a conexão entre a Entidade Executora e os agricultores familiares é fundamental para o incentivo à produção e diversificação dos produtos e o crescimento da compra de alimentos da AF. O desenvolvimento das oficinas regionais virtuais possibilitou a identificação demandas da alimentação escolar e da produção da AF, bem como os desafios a serem enfrentados, contribuindo para a evolução da gestão da alimentação escolar e para a segurança alimentar e nutricional, alcançando um público expressivo de atores sociais, demonstrando o interesse dos mesmos em atuar de maneira correta e coerente no PNAE.
Palavras-chave agricultura familiar, segurança nutricional, PNAE
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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