"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15486

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Thalita Rodrigues Rossi
Orientador LAURA FERNANDES MELO CABRAL
Título Monitoria inclusiva no ensino remoto para inclusão e acessibilidade de estudante com deficiência intelectual
Resumo Este trabalho tem por objetivo apresentar as atividades e experiências vivenciadas ao longo da monitoria inclusiva no ensino remoto, na qual foram propostas ações inclusivas para melhorar a acessibilidade pedagógica de um estudante com deficiência intelectual, por meio da incorporação de metodologias de ensino diferenciadas e material didático complementar. Se justifica devido à falta de material na literatura sobre metodologias adequadas ao ensino de estudantes com deficiência intelectual. Sabe-se das dificuldades desses estudantes quanto à adaptação ao ensino remoto, por apresentarem um nível severo de comprometimento cognitivo e/ou comunicação, sendo recomendável que alguns conteúdos sejam adequados ao seu nível cognitivo, realidade social e um determinado nível de desafio. O trabalho faz parte do Programa de Monitoria Inclusiva, criado e implementado pela Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas - UPI da UFV, durante o período de atividades remotas, em função da pandemia da Covid-19. Neste programa, o monitor inclusivo realiza o acompanhamento individualizado a estudantes com vários tipos de deficiência. Durante dois semestres letivos, 2020/1 e 2020/2, foram realizados encontros online semanais, em dias/horários fixos, para mediação do conteúdo e contato mais próximo, reuniões entre monitor, professor da disciplina cursada pelo aluno e coordenador de curso para identificar as dificuldades do discente, adequações curriculares, instrumentos avaliativos diversificados e elaboração de material didático complementar utilizando tutoriais em formato de vídeos curtos. Os avanços e habilidades desenvolvidas pelo estudante evidenciam que tais flexibilizações, juntamente, com o apoio e parceria dos professores, que foram totalmente solícitos em incorporar novas possibilidades pedagógicas, contribuíram não apenas para a aprovação do estudante nas disciplinas cursadas, mas para seu progresso no percurso acadêmico. Destaca-se a melhora na execução e gestão do tempo das atividades avaliativas, igualmente, sua autonomia, comunicação e proatividade para acessar aulas síncronas e interagir com a turma, enviar e-mails aos professores, facilidade em manusear plataformas virtuais (PVANet, Google Meet, Classroom e outros), além do entendimento de comandos do LibreOffice Writer e Calc. Conclui-se que a monitoria inclusiva, seja no ensino remoto ou presencial, é capaz de promover a quebra da subestimação da pessoa com deficiência intelectual, pois ela se torna um elemento ativo no processo, de forma que as estratégias estabelecidas para a inclusão e acessibilidade são resultado da experimentação, da prática e da interação entre todos os envolvidos no processo educacional. Contudo, ressalta-se que além das especificidades próprias da deficiência do estudante, o contexto do ensino remoto, por vezes, dificulta o trabalho, o que faz com que os resultados sejam muito mais lentos do que se o estudante fosse acompanhado presencialmente pelo monitor.
Palavras-chave Monitoria inclusiva, ensino remoto, deficiência intelectual
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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