"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15391

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lucas Pereira Belo
Orientador Márcio Gustavo Vieira
Outros membros Brenda Vieira de Oliveira, Sara Silvério
Título “O ensino crítico sobre as percepções sociais da Pandemia”
Resumo Em dezembro de 2019, na província de Wuhan, foi registrado o primeiro caso oficial da Covid-19. A partir daí, a doença foi se espalhando por todo o planeta e, em pouco tempo, a Pandemia já havia sido instaurada e um imenso caos iniciou-se. Na Educação não seria diferente, as salas de aulas presenciais deram lugar ao ensino remoto emergencial, onde alunos e professores enfrentaram e ainda enfrentam diversos desafios neste modelo. Movidos pela oportunidade de mostrar as relações entre as concepções da Pandemia com a Matemática e a Física, além das vertentes sociais, os residentes da escola Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), juntamente aos professores de Matemática e Física da escola, desenvolveram o projeto interdisciplinar “O Ensino Crítico Sobre as Percepções Sociais da Pandemia” para os alunos do Ensino Médio. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento, resultados e conclusões deste projeto. Foram realizadas atividades a partir de dados coletados desde as primeiras divulgações associados à Covid-19 e baseando-se no dia a dia que todos estão vivendo. Relacionou-se por meio dessas atividades, os conceitos de função, porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcional com questões sociais, como o número de casos da covid-19 após feriados e datas festivas, questões econômicas evidenciadas pela pandemia, número de óbitos por número de casos. Já em relação aos conceitos físicos, foi trabalhado os tipos de máscaras existentes, bem como a eficiência de cada uma, além das características do vírus, como o tamanho e cor. Assim, os alunos que participaram fielmente das atividades propostas conseguiram entender a importância da Matemática e da Física como Ciências indispensáveis para a compreensão do mundo. Dessa forma, o projeto mostrou ser eficiente em seu intuito de conscientizar os alunos sobre as causas sociais trazidas pela pandemia, porém pôde-se perceber que ao vivenciar o estudo remoto, grande parte dos alunos não participaram das atividades tal como esperávamos e, por isso, entendemos que o projeto teria sido mais eficaz se fosse realizado na modalidade de ensino presencial.
Palavras-chave Pandemia, projeto interdisciplinar, matemática.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.