Resumo |
Em dezembro de 2019, na província de Wuhan, foi registrado o primeiro caso oficial da Covid-19. A partir daí, a doença foi se espalhando por todo o planeta e, em pouco tempo, a Pandemia já havia sido instaurada e um imenso caos iniciou-se. Na Educação não seria diferente, as salas de aulas presenciais deram lugar ao ensino remoto emergencial, onde alunos e professores enfrentaram e ainda enfrentam diversos desafios neste modelo. Movidos pela oportunidade de mostrar as relações entre as concepções da Pandemia com a Matemática e a Física, além das vertentes sociais, os residentes da escola Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), juntamente aos professores de Matemática e Física da escola, desenvolveram o projeto interdisciplinar “O Ensino Crítico Sobre as Percepções Sociais da Pandemia” para os alunos do Ensino Médio. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento, resultados e conclusões deste projeto. Foram realizadas atividades a partir de dados coletados desde as primeiras divulgações associados à Covid-19 e baseando-se no dia a dia que todos estão vivendo. Relacionou-se por meio dessas atividades, os conceitos de função, porcentagem, grandezas diretamente e inversamente proporcional com questões sociais, como o número de casos da covid-19 após feriados e datas festivas, questões econômicas evidenciadas pela pandemia, número de óbitos por número de casos. Já em relação aos conceitos físicos, foi trabalhado os tipos de máscaras existentes, bem como a eficiência de cada uma, além das características do vírus, como o tamanho e cor. Assim, os alunos que participaram fielmente das atividades propostas conseguiram entender a importância da Matemática e da Física como Ciências indispensáveis para a compreensão do mundo. Dessa forma, o projeto mostrou ser eficiente em seu intuito de conscientizar os alunos sobre as causas sociais trazidas pela pandemia, porém pôde-se perceber que ao vivenciar o estudo remoto, grande parte dos alunos não participaram das atividades tal como esperávamos e, por isso, entendemos que o projeto teria sido mais eficaz se fosse realizado na modalidade de ensino presencial. |