Resumo |
O avanço das tecnologias de informação (TICs) na atual sociedade permite aos usuários acesso e até produção de diversas informações, em diversos tipos de mídia, seja em redes sociais ou sites. No entanto, essa facilidade de acesso e produção de informações permite a disseminação de informações falsas, crenças, posicionamentos e rumores, sendo difícil o cidadão discernir sobre a credibilidade do que é veiculado. Muitas vezes os usuários acreditam em tais informações falsas e contribuem para a propagação do que tem sido chamado fake news, reforçando movimentos de pós-verdades, em toda a comunidade digital. As pós-verdades ocasionam uma desestabilização e descrédito em relação ao discurso científico, que antes exercia domínio e legitimidade para trazer os fatos, o que compromete a alfabetização científica da sociedade. Com base neste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um levantamento bibliográfico sobre as produções científicas de pesquisas na área de ensino de ciências, buscando descrever: os conceitos atribuídos ao termo pós-verdade; os principais objetos de pesquisa abordados; as orientações para o ensino de Ciências diante da proliferação das pós-verdades na sociedade e, ainda, como o letramento científico contribui para a não disseminação destes tipos de informações. Foram feitas análises bibliográficas de artigos publicados em revistas brasileiras indexadas no QUALIS, da área de ensino de Química e, ou Ciências, pesquisados através das palavras chave: pós-verdades e fake news. A análise realizada indicou que esse é um tema recente de pesquisa, com reduzido número de artigos que abordam a temática. Dentre os objetos de pesquisa dos trabalhos identificados, destacam-se: (i) análise bibliográfica que mostra o surgimento de fake news no contexto de pós-verdade em uma era tecnológica e como ela pode ser combatida ao impedir a sua disseminação e produção; (ii) estabelecimento de relações entre os termos fake news e pós-verdades, com análise de fake news que repercutiram na época; (iii) análises do papel dos estudos de ciências nessa era de pós-verdades e negacionismo científico; (iii) análise histórica do estabelecimento de “verdades científicas” desde a Revolução Científica até a segunda metade do século XX, até o surgimento das pós verdades e concepções, dentre ouros. Ao analisar a literatura citada, há consenso de que o aumento das pós-verdades se deu ao avanço da tecnologia e o acesso das pessoas a todo tipo de informação e, ao mesmo tempo, a alfabetização científica da sociedade é considerada como a principal solução para combater essas falsas informações. Destaca-se, nesse estudo, a necessidade de mais estudos que considerem o impacto dessas pós-verdades na formação dos jovens e abordagens de ensino que contribuam para lidar com essas informações falsas, desenvolvendo a criticidade dos estudantes. |