"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15317

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia mecânica
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Álvaro Alexandre Pinto de Almeida
Orientador GEICE PAULA VILLIBOR
Outros membros Cristian Chiaro , Fernando Venturini Borges, Henrique Paes Roque Pinto
Título Desenvolvimento de uma rotina computacional para projeto de eixos estriados utilizados em veículos baja
Resumo Nos sistemas de transmissões de potência, os eixos estriados são elementos de transferência de torque amplamente utilizados, devido à sua eficiência, resistência e capacidade de potência. As estrias com dentes de perfil de involuta possuem maior capacidade de transmissão de torque e podem ser produzidas pelas mesmas técnicas de corte de engrenagens. O projeto adequado das estrias é de grande importância para manter a tensão e a deformação dentro dos limites de segurança especificados. Objetivou-se com o presente trabalho desenvolver uma rotina computacional para o projeto de eixos estriados utilizados em veículos baja. Foi utilizado o software Matlab® para o desenvolvimento da rotina computacional. Inicialmente, um fluxograma foi construído para descrever a sequência de tarefas, bem com as entradas e saídas do programa. Os cálculos para dimensionamento das estrias tiveram como base as normas ANSI B92, 2M-1980, ANSI B92.1-1970, R1993 e ISO R286. O projeto das estrias foi realizado utilizando um perfil de involuta, com transferência de carga suave e ângulos de pressão de 30°, 37.5° e 45°. As estrias possuem resistência máxima na base, podem ser espaçadas com precisão e são autocentradas, equalizando assim o rolamento e as tensões. Na interface inicial, o usuário fornece parâmetros de entrada como: torque solicitante, fator de projeto desejado, diâmetros do eixo, propriedades do material selecionado e módulo das estrias. As saídas resultantes são a tensão de cisalhamento no diâmetro de passo, a tensão de compressão nas laterais e a tensão de ruptura das estrias. Além disso, a rotina fornece uma análise de fadiga, com fator de segurança, como saída para o usuário, levando em considerações cargas, fatores modificadores e concentradores de tensão. As dimensões principais do eixo estriado são fornecidas pelo programa e modificadas iterativamente para resistir aos esforços solicitantes. A rotina computacional permitiu reduzir o tempo utilizado no procedimento de cálculos das tensões e no dimensionamento de eixo estriado. Salienta-se que a confiabilidade nos dados de entrada, fornecidos pelo usuário, é de extrema importância para que as saídas fornecidas pelo programa desenvolvido sejam adequadas para o projeto e fabricação dos eixos estriados. O desenvolvimento da rotina computacional contribuiu significativamente para o desenho e elaboração do sistema de transmissão do veículo baja da Equipe UFVBaja Pererecas, tornando-o mais seguro e robusto para participar de competições acadêmicas.
Palavras-chave Perfil de involuta, eixo estriado, fator de segurança
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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