Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência das atividades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa durante o período de ensino remoto vivenciado na Pandemia. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 6º e 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Raul de Leoni, localizada na cidade de Viçosa-MG. Devido à Pandemia mundial ocasionada pela COVID-19, a Secretaria de Educação de Minas Gerais institucionalizou, em caráter de emergência, o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). As aulas de todas as disciplinas, na rede estadual de ensino, passaram a ser transmitidas pelo programa “Se liga na Educação” através da emissora televisiva Rede Minas, que também podem ser assistidas simultaneamente no canal do youtube. As aulas de matemática ocorrem uma vez por semana, e são complementadas pela escola via plataformas digitais para realização de videoconferências. Diante desse cenário, faz-se necessário observar como o processo de ensino e aprendizagem se deu durante esse período e este trabalho traz algumas considerações sobre como está sendo esse processo. Assim, os residentes têm atuado de forma remota na escola desenvolvendo atividades interativas como vídeos, quiz, gifs, jogos e planos de aula para a complementação do material didático disponibilizado pelo Governo. Atuam também ministrando regências síncronas aos alunos das séries citadas. Pode-se observar que a participação dos alunos nas aulas é mínima, seja pela falta de acesso à internet, pelo acesso à informação, pelas condições familiares ou pela falta de interesse. Mas, ao propor atividades mais criativas, percebe-se que a interação dos alunos presentes vem aumentando tornando as aulas mais dinâmicas. Deste modo, pode-se confirmar que metodologias de ensino que trabalham a criatividade e que estimulam o raciocínio lógico, são fundamentais para uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Apesar do contexto de Pandemia, o Programa Residência Pedagógica, desenvolvido durante o REANP, tem sido uma experiência nova e desafiadora que tem agregado muito na formação do professor, principalmente no que tange ao aprendizado de novas tecnologias e mídias digitais. |