"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15294

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Renata Dourado Roque
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Carolina Santana Tomaz, Leticia Pereira de Almeida, Thamyres Ribeiro Medeiros
Título O Programa Residência Pedagógica e o ensino de Matemática para o Ensino Fundamental
Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência das atividades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa durante o período de ensino remoto vivenciado na Pandemia. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 6º e 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Raul de Leoni, localizada na cidade de Viçosa-MG. Devido à Pandemia mundial ocasionada pela COVID-19, a Secretaria de Educação de Minas Gerais institucionalizou, em caráter de emergência, o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). As aulas de todas as disciplinas, na rede estadual de ensino, passaram a ser transmitidas pelo programa “Se liga na Educação” através da emissora televisiva Rede Minas, que também podem ser assistidas simultaneamente no canal do youtube. As aulas de matemática ocorrem uma vez por semana, e são complementadas pela escola via plataformas digitais para realização de videoconferências. Diante desse cenário, faz-se necessário observar como o processo de ensino e aprendizagem se deu durante esse período e este trabalho traz algumas considerações sobre como está sendo esse processo. Assim, os residentes têm atuado de forma remota na escola desenvolvendo atividades interativas como vídeos, quiz, gifs, jogos e planos de aula para a complementação do material didático disponibilizado pelo Governo. Atuam também ministrando regências síncronas aos alunos das séries citadas. Pode-se observar que a participação dos alunos nas aulas é mínima, seja pela falta de acesso à internet, pelo acesso à informação, pelas condições familiares ou pela falta de interesse. Mas, ao propor atividades mais criativas, percebe-se que a interação dos alunos presentes vem aumentando tornando as aulas mais dinâmicas. Deste modo, pode-se confirmar que metodologias de ensino que trabalham a criatividade e que estimulam o raciocínio lógico, são fundamentais para uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Apesar do contexto de Pandemia, o Programa Residência Pedagógica, desenvolvido durante o REANP, tem sido uma experiência nova e desafiadora que tem agregado muito na formação do professor, principalmente no que tange ao aprendizado de novas tecnologias e mídias digitais.
Palavras-chave Ensino, Matemática, Pandemia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.