Resumo |
Este trabalho foi elaborado de acordo com as experiências e vivências de observação, participação de reuniões e atividades como bolsista, ao longo do processo formativo do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil iniciado em outubro de 2019 na Universidade Federal de Viçosa. O projeto em questão, surgiu do Curso de Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa, com o grupo de pesquisa Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Juiz de Fora (LICEDH/UFJF) e com o grupo de Pesquisa Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade (CIAJIFS/UFV). O objetivo do curso é que, os educadores participantes possam dialogar e refletir sobre a realidade vivenciada no dia-a-dia da profissão, ou seja, que possam adquirir mais conhecimento sobre as atuais práticas e pesquisas e utilizar esses saberes no dia a dia com as crianças do município, auxiliando no desenvolvimento total delas. Este é um curso de extensão acadêmica que visa levar para a comunidade Viçosense, especificamente profissionais da educação infantil que trabalham na rede municipal de Viçosa, uma formação continuada, socializando com as cursistas discussões atuais sobre diversos conteúdos. Os pilares que sustentam a UFV são o ensino, a pesquisa e a extensão. Quando são oferecidos cursos nessa magnitude, é possível transpor as fronteiras da universidade estendendo o conhecimento produzido na academia para a comunidade. Assumindo assim essa responsabilidade social com a qual a UFV se compromete. No contexto atual a formação continuada tem tido mais ênfase em discussões e reflexões devido a maior compreensão da importância desse fenômeno educativo. As aulas teóricas foram ministradas pela equipe docente do curso, trazendo temáticas importantes sobre a Educação Infantil, a docência, a infância e tudo aquilo que a envolve. Nós bolsistas tivemos oportunidade de participar de todas as aulas, conversar com as professoras cursistas, e dedicamos tempo registrando tudo de importante que foi feito, discutido, pesquisado e refletido. Todo o curso vem sendo fundamentado em uma metodologia narrativa, discursiva e dinâmica de forma a contribuir com a ação e conhecimento dos professores, envolvendo: significados, memórias, artes, teoria e prática, leitura de documentos educacionais, articulação entre passado e presente, e experiências próprias, (todas se complementando) de forma a contribuir assim para a compreensão de si mesmo, para o olhar a própria prática. Durante toda a prática senti ter a oportunidade de tomar consciência do meu trabalho como professora. Pude constatar também a importância da formação docente, compreendendo-a como um desafio constante para os professores, pois é importante que faça parte do cotidiano docente a leitura e a pesquisa, de forma a relacionar também com sua formação pessoal. |