"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15292

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Naoni Joana Nogueira Cunha
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES, Sarah Menezes Rocha, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Reflexões e vivências sobre o Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil: práticas, propostas pedagógicas e identidade docente.
Resumo Este trabalho foi elaborado de acordo com as experiências e vivências de observação, participação de reuniões e atividades como bolsista, ao longo do processo formativo do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil iniciado em outubro de 2019 na Universidade Federal de Viçosa. O projeto em questão, surgiu do Curso de Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa, com o grupo de pesquisa Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Juiz de Fora (LICEDH/UFJF) e com o grupo de Pesquisa Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade (CIAJIFS/UFV). O objetivo do curso é que, os educadores participantes possam dialogar e refletir sobre a realidade vivenciada no dia-a-dia da profissão, ou seja, que possam adquirir mais conhecimento sobre as atuais práticas e pesquisas e utilizar esses saberes no dia a dia com as crianças do município, auxiliando no desenvolvimento total delas. Este é um curso de extensão acadêmica que visa levar para a comunidade Viçosense, especificamente profissionais da educação infantil que trabalham na rede municipal de Viçosa, uma formação continuada, socializando com as cursistas discussões atuais sobre diversos conteúdos. Os pilares que sustentam a UFV são o ensino, a pesquisa e a extensão. Quando são oferecidos cursos nessa magnitude, é possível transpor as fronteiras da universidade estendendo o conhecimento produzido na academia para a comunidade. Assumindo assim essa responsabilidade social com a qual a UFV se compromete. No contexto atual a formação continuada tem tido mais ênfase em discussões e reflexões devido a maior compreensão da importância desse fenômeno educativo. As aulas teóricas foram ministradas pela equipe docente do curso, trazendo temáticas importantes sobre a Educação Infantil, a docência, a infância e tudo aquilo que a envolve. Nós bolsistas tivemos oportunidade de participar de todas as aulas, conversar com as professoras cursistas, e dedicamos tempo registrando tudo de importante que foi feito, discutido, pesquisado e refletido. Todo o curso vem sendo fundamentado em uma metodologia narrativa, discursiva e dinâmica de forma a contribuir com a ação e conhecimento dos professores, envolvendo: significados, memórias, artes, teoria e prática, leitura de documentos educacionais, articulação entre passado e presente, e experiências próprias, (todas se complementando) de forma a contribuir assim para a compreensão de si mesmo, para o olhar a própria prática. Durante toda a prática senti ter a oportunidade de tomar consciência do meu trabalho como professora. Pude constatar também a importância da formação docente, compreendendo-a como um desafio constante para os professores, pois é importante que faça parte do cotidiano docente a leitura e a pesquisa, de forma a relacionar também com sua formação pessoal.
Palavras-chave Docência, reflexão, prática.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.