Resumo |
O uso da tecnologia e rápido acesso a informações adicionou elementos relevantes aos ambientes de ensino, possibilitando acesso a conhecimentos disseminados na rede e uso de uma grande diversidade de recursos metodológicos para fins educacionais. No entanto, é notável a continuidade da cultura educacional tradicional, na qual o professor assume a postura de detentor de toda informação e o estudante de receptor passivo. Este trabalho é fruto de reflexões realizadas no contexto do programa Residência Pedagógica desenvolvido com estudantes do ensino médio da CEDAF, no qual o tema avaliação formativa é posto em foco nas discussões sobre como superar a alienação gerada pelo sistema educacional tradicional. Consideramos esta alienação como resultado de um processo no qual o estudante se esforça em conquistar pontuações necessárias para sua aprovação, para tanto, ele realiza uma série de procedimentos para memorização e aprimoramento de técnicas para resolução de problemas específicos. Tais conhecimentos e técnicas são rapidamente esquecidos após a realização das avaliações correlacionadas. Pouco ou nenhum esforço é dado a aprendizagem significativa ou pela busca do conhecimento científico pelo prazer de enriquecimento pessoal e coletivo. A formação do pensamento crítico fica defasada nesse sistema, além de ser notável a dificuldade ao depararem com problema reais. Na busca pela superação dessa problemática, estamos desenvolvendo estudos sobre as possibilidades provenientes da utilização da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR) para a construção de um ensino coerente centrado no aluno com professor orientador. A TBR é apresentada na forma de uma tabela bidimensional que correlaciona da dimensão do conhecimento a dimensão dos processos cognitivos. Com relação a dimensão dos processos cognitivas, os autores citam o ato de lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. Já na dimensão do conhecimento temos o factual, conceitual, procedural e metacognitivo. A articulação entre estas duas dimensões possibilita a construção de sequências de ensino que são continuamente retroalimentadas pelas avaliações formativas que vão sendo realizadas ao longo do processo, permitindo ajustes, adequações e reforços. Nessa inovadora forma de pensar o ensino, a tecnologia tem se tornado uma importante aliada, permitindo que informações diversificadas sejam adicionadas aos contextos educacionais, aumentando as possibilidades de diversificação e melhoria da qualidade das metodologias empregadas em sala de aula. Iniciaremos no segundo semestre de 2021 um planejamento estratégico de atividades que se inspiram na TBR para promover a realização de sequências didáticas com metodologias que potencializem a proatividades dos sujeitos e tornem a sua aprendizagem de fato significativa, rompendo as barreiras alienadores provenientes do sistema tradicional de ensino. |