"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15259

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Wellington Henrique Torres Balbino
Orientador DOUGLAS HENRIQUE DE MENDONCA
Outros membros Ana Luiza Moreira
Título Superação da alienação ocasionada pelo sistema de cultural educacional tradicional
Resumo O uso da tecnologia e rápido acesso a informações adicionou elementos relevantes aos ambientes de ensino, possibilitando acesso a conhecimentos disseminados na rede e uso de uma grande diversidade de recursos metodológicos para fins educacionais. No entanto, é notável a continuidade da cultura educacional tradicional, na qual o professor assume a postura de detentor de toda informação e o estudante de receptor passivo. Este trabalho é fruto de reflexões realizadas no contexto do programa Residência Pedagógica desenvolvido com estudantes do ensino médio da CEDAF, no qual o tema avaliação formativa é posto em foco nas discussões sobre como superar a alienação gerada pelo sistema educacional tradicional. Consideramos esta alienação como resultado de um processo no qual o estudante se esforça em conquistar pontuações necessárias para sua aprovação, para tanto, ele realiza uma série de procedimentos para memorização e aprimoramento de técnicas para resolução de problemas específicos. Tais conhecimentos e técnicas são rapidamente esquecidos após a realização das avaliações correlacionadas. Pouco ou nenhum esforço é dado a aprendizagem significativa ou pela busca do conhecimento científico pelo prazer de enriquecimento pessoal e coletivo. A formação do pensamento crítico fica defasada nesse sistema, além de ser notável a dificuldade ao depararem com problema reais. Na busca pela superação dessa problemática, estamos desenvolvendo estudos sobre as possibilidades provenientes da utilização da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR) para a construção de um ensino coerente centrado no aluno com professor orientador. A TBR é apresentada na forma de uma tabela bidimensional que correlaciona da dimensão do conhecimento a dimensão dos processos cognitivos. Com relação a dimensão dos processos cognitivas, os autores citam o ato de lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. Já na dimensão do conhecimento temos o factual, conceitual, procedural e metacognitivo. A articulação entre estas duas dimensões possibilita a construção de sequências de ensino que são continuamente retroalimentadas pelas avaliações formativas que vão sendo realizadas ao longo do processo, permitindo ajustes, adequações e reforços. Nessa inovadora forma de pensar o ensino, a tecnologia tem se tornado uma importante aliada, permitindo que informações diversificadas sejam adicionadas aos contextos educacionais, aumentando as possibilidades de diversificação e melhoria da qualidade das metodologias empregadas em sala de aula. Iniciaremos no segundo semestre de 2021 um planejamento estratégico de atividades que se inspiram na TBR para promover a realização de sequências didáticas com metodologias que potencializem a proatividades dos sujeitos e tornem a sua aprendizagem de fato significativa, rompendo as barreiras alienadores provenientes do sistema tradicional de ensino.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Avaliação Formativa, Taxonomia de Bloom Revisada
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.