Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, na UFV, está vinculado à Diretoria de Programas Especiais (DIP) da Pró-Reitoria de Ensino. O programa institucional da UFV é composto por dez núcleos de iniciação à docência e nove subprojetos, sendo a Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza (Licena) um subprojeto dentro do núcleo de História e Pedagogia. O PIBID tem a intencionalidade de incentivar, qualificar e aprimorar a formação dos pibidianos e supervisoras, apoiando os estudantes do ensino superior na melhoria da qualidade da educação básica pública. No PIBID, o estudante tem a oportunidade de interagir com outras culturas e experiências, e de acompanhar e contribuir nas atividades pedagógicas realizadas em conjunto com as professoras-supervisoras. O PIBID Educação do Campo iniciou suas atividades em outubro de 2020, tendo como referência dois eixos formativos, um com ênfase no ensino de ciências e o outro na formação de educadores do campo. O subprojeto é composto por duas coordenadoras de área, dezessete pibidianos e as professoras-supervisoras de duas escolas do campo. O presente trabalho visa relatar a primeira experiência da Licena no PIBID, tendo o foco na Ciência da Natureza, em duas escolas do campo - a Escola Estadual José Assis Pinto (São Miguel do Anta-MG) e a Escola Estadual Dom Francisco da Chagas (Ervália-MG). Com a pandemia do coronavírus, o PIBID reorganizou suas atividades para que fossem executadas exclusivamente de forma remota. Houve formação, com estudos em grupo, para cada escola, participação de lives, reuniões pedagógicas envolvendo todos os integrantes do subprojeto e demais professores das escolas parceiras. Inicialmente, presenciamos o desafio de adequação do período remoto em tempo de pandemia de COVID-19 e refletimos sobre o cenário atual das escolas do campo. Para nós pibidianos ficou evidente a exclusão tecnológica, revelada pela falta de internet para professores e estudantes. O contato com a realidade escolar permitiu fazer parte do processo de manutenção de vínculos e aprendizagens dos estudantes junto aos gestores e professoras. Assim, entendemos que o subprojeto é uma conquista para a Licena e que perpassa por uma trajetória enriquecedora para uma primeira experiência, fazendo um intercâmbio entre Educação Básica e o Ensino Superior, contribuindo com a formação de educadores na perspectiva da Educação do Campo e da Agroecologia. |