Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado em 2010 com a finalidade de fomentar a iniciação à docência, contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da Educação Básica pública brasileira. Considerando a relevância do PIBID no processo de formação de educadores e o seu potencial de interlocução entre a escola e a universidade, o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Licena) integrou o PIBID da Universidade Federal de Viçosa (UFV) pela primeira vez, no ano de 2020. O subprojeto PIBID Educação do Campo é composto por dezessete pibidianos, duas coordenadoras de área, duas supervisoras - professoras de ciências que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental em duas escolas localizadas no campo. Neste trabalho buscamos apresentar as contribuições do PIBID Educação do Campo para a formação de educadores. Em meio à suspensão das atividades escolares em todo o país em decorrência da pandemia de coronavírus, as ações do PIBID foram realizadas de forma remota na Escola Estadual Dom Francisco das Chagas, localizada na comunidade do Careço, zona rural do município de Ervália, Minas Gerais. Para nós, futuros educadores de ciências da natureza, esta experiência tem sido desafiadora e significativa. A complexidade do ensino remoto, a falta de acesso dos estudantes à internet e o intenso trabalho pedagógico dos educadores tem exigido de nós, muito estudo, pesquisa, planejamento e constante diálogo com a professora de ciências e as coordenadoras de área. Através do PIBID Educação do Campo pudemos conhecer, participar e contribuir com o trabalho pedagógico no ensino remoto, a exemplo da elaboração de atividades complementares para os Planos de Estudos Tutorado (PETs) e a construção do projeto interdisciplinar intitulado Ciências em Casa. Além disso, juntamente com a professora de ciências identificamos estratégias para motivar os estudantes no processo educativo. A experiência do PIBID contribuiu com a formação dos pibidianos, especialmente com relação à compreensão da organização do trabalho docente, do planejamento coletivo das atividades escolares e no conhecimento da realidade da escola do campo. Assim, entendemos que o projeto tem possibilitado a formação de educadores críticos, problematizadores e conscientes dos princípios da Educação do Campo. |