ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Biologia geral |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Thalles Fellipe Quites Corrêa |
Orientador | THIAGO MENDONCA |
Outros membros | Cláudia Ferreira Diniz dos Reis, Rafaela Resende Costa |
Título | Aplicação de atividades educacionais através de mídias sociais para estudantes do sétimo ano do ensino fundamental |
Resumo | Visando superar as barreiras e distanciamentos nos processos de ensino-aprendizagem acarretados da pandemia da COVID-19, nós, participantes residentes do Programa Residência Pedagógica decidimos por estruturar uma sequência de materiais didáticos e uma atividade avaliativa para estudantes do sétimo ano do ensino fundamental. As mídias sociais utilizadas foram o Instagram e o Youtube em uma tentativa de auxiliar o processo de aprendizagem dos estudantes que, de forma remota, precisam estudar e responder as atividades dos Planos de Estudo Tutorados (PETs). Sendo nossa formação na área de ciências e biologia, utilizamos ferramentas digitais para elaborar materiais de estudo complementares aos apresentados no PET de ciências volume II. O objetivo deste trabalho é relatar o trabalho realizado durante o desenvolvimento desta atividade. A respeito do tema biomas, foram feitas publicações no Instagram e Youtube que foram encaminhadas aos estudantes pela professora preceptora do programa e foi desenvolvida uma atividade sobre o material disponibilizado para auxiliar a contextualização do conhecimento, assim como sua melhor compreensão e a análise das habilidades dispostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A atividade propôs que os alunos pesquisassem informações sobre a Serra do Elefante, localizada no município de Mateus Leme, próximo à região da escola. O objetivo desta atividade era incentivar os alunos a conhecer melhor a região em que vivem, procurando saber qual ou quais biomas estão presentes na Serra do Elefante, tendo como auxílio o vídeo sobre Biomas Brasileiros que nós, como residentes, gravamos e publicamos no Youtube, no canal Docência em foco. A partir dessa pesquisa, foi proposto que os alunos trouxessem para a aula fotografias da diversidade da Serra do Elefante, com flora ou fauna da região. Sendo assim, posteriormente essas fotografias poderiam fazer parte de um trabalho maior, sendo expostas na feira de ciências da escola. Até o momento não houve respostas dos alunos a esta atividade, principalmente pelo fato de que houve uma troca de professoras, sendo assim, a atividade foi temporariamente adiada. Também podemos associar a falta de respostas com o momento em que a atividade foi proposta, pois os alunos estavam no final do segundo bimestre, entregando atividades dos PETs e fazendo a avaliação bimestral. Outro fator que pode explicar a falta de engajamento dos estudantes é a dificuldade de deslocamento para conseguir fotografias de elementos da Serra do Elefante. |
Palavras-chave | Ensino de ciências, Residência pedagógica, Ensino remoto |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
---|