"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15190

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Millena Mayra Ferreira
Orientador LUCIENE MUNIZ BRAGA DASKALEAS
Outros membros ANDREIA GUERRA SIMAN, ANDREIA PATRICIA GOMES, CAROLINE DE CASTRO MOURA, RODRIGO SIQUEIRA BATISTA
Título Percepção de estudantes e profissionais de saúde na utilização de um checklist para paramentação/desparamentação dos equipamentos de proteção individual
Resumo INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde (OMS), em onze de março de 2020 declarou a pandemia de COVID-19 – doença causada pelo SARS-CoV-2. Dado o contexto epidemiológico, a grande contagiosidade e a alta taxa de contágio de um vírus novo, cujo tratamento era indisponível, tornou-se imprescindível a instituição de estratégias não-farmacológicas para a prevenção. Desde então, recomenda-se a adoção do isolamento e do distanciamento social, o uso de máscaras, a higiene e antissepsia das mãos, a etiqueta respiratória e a higiene de objetos e superfícies, constantemente. No âmbito dos serviços de saúde, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) se tornou essencial para a proteção dos profissionais, uma vez que são eles os que lidam diretamente com pessoas doentes. Segundo o Ministério da Saúde até o dia 1º de março/2021, 484.081 profissionais da saúde haviam sido infectados e contraíram a COVID-19. Sendo assim, destaca-se a importância do uso correto dos EPI desde sua colocação até a retirada, pois essa barreira protetora poderá impedir a transmissão de patógenos e garantir maior segurança à saúde dos trabalhadores. OBJETIVO: Conhecer a percepção de estudantes e profissionais de saúde frente à utilização de um checklist na paramentação/desparamentação dos equipamentos de proteção individual. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, realizado em Julho 2020. Os dados foram obtidos por meio de entrevista individual durante a etapa de validação clínica de um checklist para orientar os processos de paramentação e desparamentação dos EPI com 37 profissionais de saúde e 20 estudantes dos cursos de medicina e enfermagem de uma Universidade Federal de Minas Gerais. Utilizou-se a análise de conteúdo. Respeitados os aspectos éticos para pesquisa com seres humanos. RESULTADOS: Emergiram duas categorias: Percepção do uso do Checklist; Orientação verbal e supervisão para a prevenção de infecção. Na percepção dos participantes, o checklist se mostrou aplicável e efetivo para uso no cotidiano dos serviços de saúde. O instrumento foi relacionado à redução de erros durante os processos de colocação e sobretudo retirada dos EPIs, momento que os participantes tinham mais dificuldade para realizar e ficavam mais susceptíveis a se auto infectarem. Os participantes ressaltaram que se sentiram mais seguros e calmos com a utilização do checklist associada à orientação verbal e supervisão por outro profissional, e a orientação e supervisão foi uma real contribuição para a prevenção de sua contaminação. CONCLUSÃO: Evidenciaram-se efeitos positivos no uso do cheklist como instrumento norteador para a implementação de práticas corretas e seguras na paramentação e desparamentação dos EPI. As orientações do checklist contribuem para a prevenção da aquisição da infecção e do adoecimento dos profissionais principalmente, aqueles expostos a patógenos infectocontagiosos, como o SARS-CoV-2.
Palavras-chave Enfermagem, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Infecções por Coronavírus.
Forma de apresentação..... Painel
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