"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15175

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Carolyne Pires Barbosa
Orientador GABRIELA DA SILVA PIRES
Outros membros Ana Claudia Mello da Silva, Juliana Regina Cardoso Ferreira
Título A prática docente do PIBID de Língua Portuguesa no Ensino Remoto: estratégias para promover aproximação com estudantes
Resumo O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência produzido no núcleo de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em Viçosa, MG. Tendo o PIBID como propósito a inserção de licenciandos nas práticas institucionais pedagógicas e no cotidiano das escolas públicas, esse estudo tem como objetivo abordar as experiências de diversas ações que integram o fazer docente, trazendo contribuições de processos colaborativos realizados por professores em formação. Desse modo, recorremos a um estudo de caso qualitativo-interpretativista, por meio da elaboração coletiva de questionários, nos quais buscamos traçar os perfis dos alunos de duas turmas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Viçosa/MG, nos atentando às especificidades e necessidades de cada um deles. A escolha desse método ocorreu devido às mudanças no fazer educacional decorrentes da pandemia do coronavírus (COVID-19), que fez com que a atuação ficasse limitada ao ambiente virtual. Tal restrição impossibilitou uma troca mais incisiva entre pibidianos e a equipe escolar, uma vez que o contato passou a ocorrer por meio de aparelhos digitais, e não mais presencialmente. Nesse sentido, ao nos depararmos com os desafios da modalidade de ensino online, surgiu, por parte da equipe, a necessidade de estreitar laços com os alunos, de maneira a adequar nossa atuação à realidade deles. Assim, ao elaborarmos o questionário, nos atentamos a perguntas com enfoque nas experiências que os alunos vivenciaram, até aquele momento, com o ensino remoto. Ademais, perguntamos também sobre: (i) os aparatos tecnológicos que eles dispunham para o acesso às aulas; (ii) acesso à conexão Wi-Fi e dados móveis; (iii) os seus interesses pessoais e (iv) estado emocional. A respeito da aplicação, observamos que houve baixa adesão por parte dos alunos, o que atribuímos à falta de acesso à internet e aos aparelhos eletrônicos necessários, visto que apenas 23%, aproximadamente, dos estudantes responderam. Com os resultados, percebemos que, apesar da escola ser um ambiente democrático, a falta desse espaço físico tem grande impacto na produtividade, aprendizado e emocional dos alunos, pois está explícita a desigualdade socioeconômica brasileira. Segundo Oliveira e Gomes e Barcelos (2020, p. 566), “eventos como a pandemia desnudam a fonte e a origem das desigualdades”, reflexão que traz à tona as carências dos alunos e também dos investimentos feitos nos setores da Educação Pública, dado que a escola não parece ter como proporcionar o suporte necessário para que o ensino chegue a todos de forma igualitária. De mais a mais, acreditamos que essa atividade junto à escola nos proporcionou uma rica experiência com o fazer docente, posto que, para além da aproximação com os alunos, pudemos conhecer um pouco mais da realidade do ensino público brasileiro, tornando a nossa atuação mais palpável ao contexto em que estamos inseridos.
Palavras-chave Ensino Remoto, PIBID, Prática Docente
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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