Resumo |
Este relato refere-se às experiências do atendimento remoto a 9 bebês com faixa etária entre 6 meses a 1 ano de idade, matriculados no berçário do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), turno tarde, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no período de março a junho de 2021. Algumas estratégias e ações foram pensadas e planejadas para o início do atendimento aos bebês, que devido a pandemia da Covid 19, tem acontecido de forma remota. Dentre elas podemos destacar a montagem e distribuição de kits de Materiais Brincantes, confeccionado e organizado pela equipe de sala e enviado para os bebês, mensalmente, seguindo todos os protocolos de saúde. Para acolher os bebês e suas famílias, a equipe de sala, com a colaboração da coordenação pedagógica, criou uma Caixa Surpresa, com o propósito de que os bebês e suas famílias pudessem ver e conhecer os colegas e as professoras, buscando a criação de vínculos afetivos. Logo, cada caixa apresentava um furo que permitia que o próprio bebê pudesse procurar e retirar o conteúdo. Dentro de cada caixa continha 11 fotos coladas em papel colorido, revestidas por papel contact e envoltas por uma fita de cetim, como se fosse um presente. A partir destes kits, recebemos retornos muito satisfatórios das famílias, em que algumas relatam que o kit é o seu “arsenal de ferramentas”, que além de encantar os bebês tem sido uma alternativa evitando expor os mesmos às telas de celular, computador, dentre outras mídias digitais. A Caixa Surpresa, segundo as famílias, tem sido o maior sucesso. Vários são os relatos recebidos, tanto pelo WhatsApp, quanto pela plataforma do Google Classroom que são outras duas importantes ferramentas utilizadas no atendimento, dentre eles vídeos e fotos dos bebês explorando e brincando. Desta forma, tais vivências trouxeram a importância da relação família-escola, enquanto ponto de partida de todo trabalho que é desenvolvido com os bebês nesta instituição, e cada dia torna-se mais necessário o fortalecimento dessa parceria. Através das famílias, foi possível dar continuidade ao trabalho desenvolvido no LDI. A família tem se envolvido nas atividades, incluindo avós, irmãos, brincando juntos com o kit. Neste sentido, também recebemos muitos relatos, onde os pais e mães diziam que os irmãos pegavam “carona” e não perdiam a oportunidade de brincar junto aos bebês. Essas estratégias buscam a todo tempo a continuidade do atendimento de modo a garantir o direito ao brincar, bem como visa contribuir com o desenvolvimento integral das crianças. |