"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15157

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Verônica Lopes Fonseca
Orientador LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO
Outros membros Laisa Medina Silva, Taynara Moreira dos Santos
Título Caixa surpresa: uma proposta de criação de vínculos em tempos remotos
Resumo Este relato refere-se às experiências do atendimento remoto a 9 bebês com faixa etária entre 6 meses a 1 ano de idade, matriculados no berçário do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), turno tarde, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no período de março a junho de 2021. Algumas estratégias e ações foram pensadas e planejadas para o início do atendimento aos bebês, que devido a pandemia da Covid 19, tem acontecido de forma remota. Dentre elas podemos destacar a montagem e distribuição de kits de Materiais Brincantes, confeccionado e organizado pela equipe de sala e enviado para os bebês, mensalmente, seguindo todos os protocolos de saúde. Para acolher os bebês e suas famílias, a equipe de sala, com a colaboração da coordenação pedagógica, criou uma Caixa Surpresa, com o propósito de que os bebês e suas famílias pudessem ver e conhecer os colegas e as professoras, buscando a criação de vínculos afetivos. Logo, cada caixa apresentava um furo que permitia que o próprio bebê pudesse procurar e retirar o conteúdo. Dentro de cada caixa continha 11 fotos coladas em papel colorido, revestidas por papel contact e envoltas por uma fita de cetim, como se fosse um presente. A partir destes kits, recebemos retornos muito satisfatórios das famílias, em que algumas relatam que o kit é o seu “arsenal de ferramentas”, que além de encantar os bebês tem sido uma alternativa evitando expor os mesmos às telas de celular, computador, dentre outras mídias digitais. A Caixa Surpresa, segundo as famílias, tem sido o maior sucesso. Vários são os relatos recebidos, tanto pelo WhatsApp, quanto pela plataforma do Google Classroom que são outras duas importantes ferramentas utilizadas no atendimento, dentre eles vídeos e fotos dos bebês explorando e brincando. Desta forma, tais vivências trouxeram a importância da relação família-escola, enquanto ponto de partida de todo trabalho que é desenvolvido com os bebês nesta instituição, e cada dia torna-se mais necessário o fortalecimento dessa parceria. Através das famílias, foi possível dar continuidade ao trabalho desenvolvido no LDI. A família tem se envolvido nas atividades, incluindo avós, irmãos, brincando juntos com o kit. Neste sentido, também recebemos muitos relatos, onde os pais e mães diziam que os irmãos pegavam “carona” e não perdiam a oportunidade de brincar junto aos bebês. Essas estratégias buscam a todo tempo a continuidade do atendimento de modo a garantir o direito ao brincar, bem como visa contribuir com o desenvolvimento integral das crianças.
Palavras-chave Bebês, Famílias, Caixa Surpresa
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.