Resumo |
As pessoas surdas, ao longo da história, foram segregadas, excluídas e consideradas incompletas e incapazes de participarem como sujeitos íntegros nos mais diversos espaços sociais. Após anos de luta, é recente a conquista da comunidade surda na questão da aprovação de uma lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua dos surdos brasileiros. A Lei 10.436/02 determina: “Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil” . A fim de contribuir com uma divulgação significativa da língua em questão, o projeto “Surdo Cidadão” tem o objetivo de defender a acessibilidade dos surdos por meio de atividades que visam: divulgar, difundir e ensinar a Libras. Para isso, são promovidos minicursos de Libras em dois níveis, Básico I e Básico II. São abordados, no Básico I, conteúdos com relação aos mitos e crenças acerca das línguas de sinais e informações sobre a cultura surda, já na parte prática é ensinado diversos grupos de sinais, sendo eles: alfabeto, números, calendário, tempo, meses, família, cores, profissões e animais. Realizado posteriormente, o Básico II é uma extensão do Básico I, nele são ensinados outros grupos de sinais como: verbos, adjetivos, informática e frutas; além do sinalário, são realizados o ensino e a prática de frases essenciais, capacitando o participante para uma comunicação básica com os surdos. Devido à pandemia, os minicursos estão sendo oferecidos virtualmente em uma plataforma de videoconferência. Cada minicurso atende em média 70 (setenta) participantes e possui carga horária total de 4 (quatro) horas. No que tange aos resultados, através de um formulário, 72% dos participantes até agora registraram que o minicurso superou sua expectativa e os outros 28% relataram que ele atendeu sua expectativa. Além disso, todos os alunos do Básico I afirmaram que dariam continuidade ao estudo da Libras participando do Básico II e confirmaram que indicariam o minicurso para outra pessoa. A partir dos feedbacks, acredita-se que o objetivo do projeto tem sido alcançado, visto que os minicursos divulgam a Libras e despertam nos participantes o desejo de contribuir para uma comunicação mais inclusiva e efetiva. |