"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15154

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Paula Morito Neves
Orientador LILIAN NEVES SANTA ROSA VALENTIM
Título Ação extensionista como instrumento de divulgação da Libras
Resumo As pessoas surdas, ao longo da história, foram segregadas, excluídas e consideradas incompletas e incapazes de participarem como sujeitos íntegros nos mais diversos espaços sociais. Após anos de luta, é recente a conquista da comunidade surda na questão da aprovação de uma lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua dos surdos brasileiros. A Lei 10.436/02 determina: “Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil” . A fim de contribuir com uma divulgação significativa da língua em questão, o projeto “Surdo Cidadão” tem o objetivo de defender a acessibilidade dos surdos por meio de atividades que visam: divulgar, difundir e ensinar a Libras. Para isso, são promovidos minicursos de Libras em dois níveis, Básico I e Básico II. São abordados, no Básico I, conteúdos com relação aos mitos e crenças acerca das línguas de sinais e informações sobre a cultura surda, já na parte prática é ensinado diversos grupos de sinais, sendo eles: alfabeto, números, calendário, tempo, meses, família, cores, profissões e animais. Realizado posteriormente, o Básico II é uma extensão do Básico I, nele são ensinados outros grupos de sinais como: verbos, adjetivos, informática e frutas; além do sinalário, são realizados o ensino e a prática de frases essenciais, capacitando o participante para uma comunicação básica com os surdos. Devido à pandemia, os minicursos estão sendo oferecidos virtualmente em uma plataforma de videoconferência. Cada minicurso atende em média 70 (setenta) participantes e possui carga horária total de 4 (quatro) horas. No que tange aos resultados, através de um formulário, 72% dos participantes até agora registraram que o minicurso superou sua expectativa e os outros 28% relataram que ele atendeu sua expectativa. Além disso, todos os alunos do Básico I afirmaram que dariam continuidade ao estudo da Libras participando do Básico II e confirmaram que indicariam o minicurso para outra pessoa. A partir dos feedbacks, acredita-se que o objetivo do projeto tem sido alcançado, visto que os minicursos divulgam a Libras e despertam nos participantes o desejo de contribuir para uma comunicação mais inclusiva e efetiva.
Palavras-chave Libras, surdo, minicurso
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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