"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15148

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amanda de Freitas Coelho
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros ANA LIDIA COUTINHO GALVAO, Ana Luiza dos Santos, Maíra Macêdo Rodrigues
Título Ensinando a sustentabilidade na Educação Infantil
Resumo Este projeto teve como objetivo geral o desenvolvimento de temáticas e atividades para contribuírem com o desenvolvimento das crianças. O tema escolhido foi o dos 3R`s da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e teve início na disciplina de ECD 319 (Políticas Públicas e Meio Ambiente) quando foi levantada a seguinte questão: “Como nós educadores infantis poderíamos contribuir para a formação dessas crianças e para o trabalho com práticas sustentáveis?” A provocação ficou latente e, após algumas reuniões, concluiu-se que a elaboração desse projeto seria fundamental para responder tal questão. O trabalho foi elaborado para ser desenvolvido com crianças de 3 anos do turno da manhã do Laboratório de Desenvolvimento Infantil- LDI. As ações propostas versaram sobre a importância de se reduzir ao máximo o consumo de materiais que levam um longo tempo para decomposição, reutilizar materiais e reciclar aquilo que não tem mais utilidade, para assim contribuir para a sustentabilidade, auxiliando na redução de lixo no ambiente. Além disso, ao pensar sobre o atual momento em que vivemos uma pandemia global, que afeta, inclusive as crianças, atualmente fora do contexto social mais amplo, restritas ao convivivio familiar este tipo de intervenção poderá começar de sua realidade mais próxima. Propos-se atividades como: a separação do lixo domiciliar para a reciclagem, planejamento de compras visando reduzir o consumo, como exemplo, das sacolas plásticas, o reaproveitamento de embalagens para outras utilidades como confecção de jogos e brinquedos, entre outros. A parte prática relaizada foi, a partir de materiais recicláveis de baixo custo, construiu-se um jogo da memória e um jogo da coleta seletiva. esse projeto passou por defesa, por uma banca online, com a presença de professores especialistas no trabalho com crianças pequenas, e recebemos um retorno positivo sobre a escrita e atividades confeccionadas. A ideia é desenvolver este projeto quando houver retorno presencial das atividades.
Palavras-chave Educação Infantil, sustentabilidade, criança
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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