Resumo |
Considerando que a presença da disciplina de sociologia na matriz curricular do ensino médio a partir de 2008 representa uma significativa mudança no espaço escolar, e que algumas alterações na sua construção e desenvolvimento estão intrinsicamente relacionadas à dinâmica própria da sociedade, tornou-se necessária a análise dos conteúdos desenvolvidos e das abordagens adotadas nesta disciplina. Neste projeto de pesquisa, a proposta é identificar as modificações e suas causas na trajetória da disciplina, ministrada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI). Desse modo, para a delimitação da pesquisa, partiu-se dos estudos sobre metodologia e epistemologia da pesquisa científica, seguida de leituras e de interpretações de trabalhos científicos sobre o ensino de sociologia no CAp-COLUNI: TOSTES; ROCHA; MIRANDA. (2020) “A disciplina de sociologia no Colégio de Aplicação da UFV.”; ROCHA. (2020) “Resenha crítica da obra: “Um discurso sobre as ciências’’; “Resenha: “A disciplina de EPB na UFV de Joana Holerbach”; MIRANDA, (2020) “Resenha: “As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa” de Elizabeth Teixeira”, “Resenha de capítulo da dissertação: “O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa: Histórias de Sucesso” de BARBALHO, D.M. (2008); “Resenha do artigo: “O debate acerca do Ensino de Sociologia no Secundário, entre as décadas de 1930 e 1950. Ciência e Modernidade no Pensamento Educacional Brasileiro”, SARANDY, F.M. S. (2012)”. Por conseguinte, passou-se ao exame detalhado dos conteúdos programáticos desenvolvidos na disciplina entre os anos de 2014 a 2020, nas 2a e 3a séries do ensino médio do Colégio de Aplicação, CAp-COLUNI-UFV. Destarte, analisou-se as razões que explicassem algumas das permanências e das mudanças na programação escolar de tal matéria, no conteúdo programático e nas atividades propostas, tendo como base de análise os acontecimentos e dinâmicas sociais que influenciam as abordagens, os processos de aprendizagem e o desenvolvimento institucional da disciplina no ensino médio. Assim, evidenciou-se a dinamicidade da disciplina de sociologia no CAp-COLUNI, a qual incorpora mudanças e permanências que envolvem o processo ensino-aprendizagem, a incorporação das temáticas contemporâneas e a discussões acerca do ensino de sociologia no ensino médio, com a finalidade de garantir aos estudantes desta escola pública um ensino de qualidade. |