"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15138

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Jéssica de Oliveira Silva
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Cauana Karen da Silva Freitas Rosa, Fernanda Cristina Teixeira, Paloma Mafia Fontes Moreira, Paola Vieira Mafra, Thays de Faria Silva
Título Literatura de cordel como ferramenta no processo de alfabetização em anos iniciais do ensino fundamental no contexto do ensino remoto.
Resumo O presente trabalho é o relato de uma experiência no contexto do programa Residência Pedagógica, núcleo de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa e executado na Escola Estadual Alice Loureiro situada no mesmo município. A experiência refere-se a um evento literário e cultural realizado durante um sábado letivo, com objetivo de divulgação da Literatura de Cordel como uma ferramenta no processo de alfabetização e letramento para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho orientou-se por algumas perspectivas teóricas, tendo como representantes: Soares (2011) e Souto (2017). Um grande desafio que antes da pandemia já se apresentava nas escolas, como a desmotivação das crianças para realizar tarefas escolares, ganhou outra dimensão no contexto das aulas remotas. As dificuldades foram identificadas como o baixo engajamento dos estudantes nas propostas educativas escolares, trazendo para o corpo docente uma inquietação e necessidade de repensar as práticas tradicionalmente usadas. Assim, as metodologias tiveram que ser repensadas e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC foram acionadas, estando cada vez mais presentes no ensino remoto. Contudo, as dificuldades das crianças acessarem a tecnologia digital impuseram a necessidade de encontrar alternativas no sentido de manter o elo das crianças com a escola e evitar a descontinuidade do processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, as residentes, em conjunto com o corpo docente da escola, viram no sábado letivo uma oportunidade de diversificar a prática pedagógica, por meio de uma LIVE transmitida pelo Youtube com a temática Literatura de Cordel. Os textos de cordel possuem musicalidade e são narrações de histórias populares do cotidiano. O gênero em questão dispõe de uma riqueza cultural, folclórica e literária que precisa ser resgatada e trabalhada na escola. A Literatura de Cordel está intimamente associada ao desenho com a técnica da xilogravura, um desenho forte e chamativo também incorporado à tradição popular do povo do nordeste. Todas as características tornam o cordel um gênero riquíssimo para ser trabalhado com as crianças no desenvolvimento de habilidades orais e escritas, fundamental para um processo de alfabetização, segundo o texto da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para a área de linguagens, nos anos iniciais do ensino fundamental. A LIVE proporcionou conhecimento, a partir da prática, pois os estudantes produziram um cordel ao vivo e participaram também da produção de xilogravura. As crianças tiveram liberdade para expressar sentimentos, conhecimentos a partir da prática de desenhar e produzir história. Os resultados superaram as expectativas, o evento teve grande participação da comunidade escolar, as crianças conheceram a Literatura de Cordel, tornando o sábado letivo, um momento muito significativo para toda comunidade escolar.
Palavras-chave Alfabetização, Cordel, Ensino Remoto.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.