Resumo |
O presente trabalho é o relato de uma experiência no contexto do programa Residência Pedagógica, núcleo de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa e executado na Escola Estadual Alice Loureiro situada no mesmo município. A experiência refere-se a um evento literário e cultural realizado durante um sábado letivo, com objetivo de divulgação da Literatura de Cordel como uma ferramenta no processo de alfabetização e letramento para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho orientou-se por algumas perspectivas teóricas, tendo como representantes: Soares (2011) e Souto (2017). Um grande desafio que antes da pandemia já se apresentava nas escolas, como a desmotivação das crianças para realizar tarefas escolares, ganhou outra dimensão no contexto das aulas remotas. As dificuldades foram identificadas como o baixo engajamento dos estudantes nas propostas educativas escolares, trazendo para o corpo docente uma inquietação e necessidade de repensar as práticas tradicionalmente usadas. Assim, as metodologias tiveram que ser repensadas e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC foram acionadas, estando cada vez mais presentes no ensino remoto. Contudo, as dificuldades das crianças acessarem a tecnologia digital impuseram a necessidade de encontrar alternativas no sentido de manter o elo das crianças com a escola e evitar a descontinuidade do processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, as residentes, em conjunto com o corpo docente da escola, viram no sábado letivo uma oportunidade de diversificar a prática pedagógica, por meio de uma LIVE transmitida pelo Youtube com a temática Literatura de Cordel. Os textos de cordel possuem musicalidade e são narrações de histórias populares do cotidiano. O gênero em questão dispõe de uma riqueza cultural, folclórica e literária que precisa ser resgatada e trabalhada na escola. A Literatura de Cordel está intimamente associada ao desenho com a técnica da xilogravura, um desenho forte e chamativo também incorporado à tradição popular do povo do nordeste. Todas as características tornam o cordel um gênero riquíssimo para ser trabalhado com as crianças no desenvolvimento de habilidades orais e escritas, fundamental para um processo de alfabetização, segundo o texto da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para a área de linguagens, nos anos iniciais do ensino fundamental. A LIVE proporcionou conhecimento, a partir da prática, pois os estudantes produziram um cordel ao vivo e participaram também da produção de xilogravura. As crianças tiveram liberdade para expressar sentimentos, conhecimentos a partir da prática de desenhar e produzir história. Os resultados superaram as expectativas, o evento teve grande participação da comunidade escolar, as crianças conheceram a Literatura de Cordel, tornando o sábado letivo, um momento muito significativo para toda comunidade escolar. |