"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15124

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Bruno Marques Rosado
Orientador DENILCE MENESES LOPES
Outros membros Ana Heloísa Costa Duarte, Bruna Caetano de Freitas, Victória de Paula Oliveira
Título Educação Básica a Distância: ensino ou fachada? Uma análise da entrega dos PET's pelos alunos de escolas públicas de Viçosa.
Resumo Em decorrência da crise ocasionada pela COVID-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), implementou o Regime Especial de Teletrabalho nas escolas estaduais, por meio da Resolução SEE N° 4310/2020, a fim de ordenar e instruir sobre a vigência do Regime de Atividades Não Presenciais (Reanp). O Reanp concilia três pilares na oferta do ensino remoto, sendo eles o Programa Se Liga na Educação, o Plano de Ensino Tutorado (PET) e o aplicativo Conexão Escola. O presente trabalho visa avaliar a aderência a um dos pilares do Reanp, pelos alunos do ensino médio das escolas estaduais Alice Loureiro e José Lourenço de Freitas, ambas do município de Viçosa, tendo como base a análise das planilhas de devolutivas dos PET's, do ano letivo de 2020. Foram avaliadas três turmas da Escola Estadual José Lourenço de Freitas, referentes ao 1.°, 2.° e 3.° ano do ensino médio e oito turmas na Escola Estadual Alice Loureiro, sendo três turmas de 1.° ano, três turmas de 2.° ano e duas turmas de 3.° ano. Posteriormente, foram realizados gráficos com os dados coletados, a fim de demonstrar a porcentagem de entrega dos PET’s por volume. A Escola Estadual José Lourenço de Freitas está localizada no distrito de São José do Triunfo, região periférica de Viçosa. Ao analisar a aderência do ensino remoto emergencial dessa escola, observa-se uma maior oscilação em relação ao índice de devolutivas dos PET’s, possuindo uma média de entrega de 54,01% com um desvio de 0,225. Observa-se que o 1.° ano do ensino médio apresenta o menor índice de devolução, atingindo 20% no volume 7 do PET. Em contrapartida, na Escola Estadual Alice Loureiro, localizada no distrito de Silvestre em Viçosa, é possível notar uma maior estabilidade em relação à devolução dos PET’s, com uma média de entrega de 72,85% e desvio igual a 0,156. Porém, o 1° ano, assim como na escola José Lourenço Freitas, é a turma com o menor índice, alcançando cerca de 50% no volume 7 do PET. De acordo com o “Resumo técnico da pesquisa - Condições Socioeconômicas da comunidade escolar” realizado pela Prefeitura de Viçosa, essa oscilação na devolução do Plano de Ensino Tutorado está diretamente relacionada com a infraestrutura do ensino remoto emergencial, visto que alguns professores e alunos não possuem condições adequadas para o ensino, fazendo com que, ao longo do ano letivo, os alunos se sintam mais desgastados e menos produtivos. Posto isso, conclui-se que o ensino básico remoto não está se mostrando eficiente por vários fatores. O primeiro é o abandono de alguns alunos, que não entregaram os PET’s ou abandonaram a escola. O segundo é a decaída da taxa de entrega dos PET’s, o que sugere certo esgotamento por parte dos alunos. E o terceiro se deve à oscilação na entrega dos PET’s, resultando em um ensino fragmentado, impossibilitando uma real aprendizagem. Além disso, a qualidade dos PET's entregues foi baixa, o que evidencia uma dificuldade dos alunos com o conteúdo, resultado de um ensino ineficiente.
Palavras-chave Ensino Remoto, Residência Pedagógica, Políticas Educacionais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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