Resumo |
Em decorrência da crise ocasionada pela COVID-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), implementou o Regime Especial de Teletrabalho nas escolas estaduais, por meio da Resolução SEE N° 4310/2020, a fim de ordenar e instruir sobre a vigência do Regime de Atividades Não Presenciais (Reanp). O Reanp concilia três pilares na oferta do ensino remoto, sendo eles o Programa Se Liga na Educação, o Plano de Ensino Tutorado (PET) e o aplicativo Conexão Escola. O presente trabalho visa avaliar a aderência a um dos pilares do Reanp, pelos alunos do ensino médio das escolas estaduais Alice Loureiro e José Lourenço de Freitas, ambas do município de Viçosa, tendo como base a análise das planilhas de devolutivas dos PET's, do ano letivo de 2020. Foram avaliadas três turmas da Escola Estadual José Lourenço de Freitas, referentes ao 1.°, 2.° e 3.° ano do ensino médio e oito turmas na Escola Estadual Alice Loureiro, sendo três turmas de 1.° ano, três turmas de 2.° ano e duas turmas de 3.° ano. Posteriormente, foram realizados gráficos com os dados coletados, a fim de demonstrar a porcentagem de entrega dos PET’s por volume. A Escola Estadual José Lourenço de Freitas está localizada no distrito de São José do Triunfo, região periférica de Viçosa. Ao analisar a aderência do ensino remoto emergencial dessa escola, observa-se uma maior oscilação em relação ao índice de devolutivas dos PET’s, possuindo uma média de entrega de 54,01% com um desvio de 0,225. Observa-se que o 1.° ano do ensino médio apresenta o menor índice de devolução, atingindo 20% no volume 7 do PET. Em contrapartida, na Escola Estadual Alice Loureiro, localizada no distrito de Silvestre em Viçosa, é possível notar uma maior estabilidade em relação à devolução dos PET’s, com uma média de entrega de 72,85% e desvio igual a 0,156. Porém, o 1° ano, assim como na escola José Lourenço Freitas, é a turma com o menor índice, alcançando cerca de 50% no volume 7 do PET. De acordo com o “Resumo técnico da pesquisa - Condições Socioeconômicas da comunidade escolar” realizado pela Prefeitura de Viçosa, essa oscilação na devolução do Plano de Ensino Tutorado está diretamente relacionada com a infraestrutura do ensino remoto emergencial, visto que alguns professores e alunos não possuem condições adequadas para o ensino, fazendo com que, ao longo do ano letivo, os alunos se sintam mais desgastados e menos produtivos. Posto isso, conclui-se que o ensino básico remoto não está se mostrando eficiente por vários fatores. O primeiro é o abandono de alguns alunos, que não entregaram os PET’s ou abandonaram a escola. O segundo é a decaída da taxa de entrega dos PET’s, o que sugere certo esgotamento por parte dos alunos. E o terceiro se deve à oscilação na entrega dos PET’s, resultando em um ensino fragmentado, impossibilitando uma real aprendizagem. Além disso, a qualidade dos PET's entregues foi baixa, o que evidencia uma dificuldade dos alunos com o conteúdo, resultado de um ensino ineficiente. |