ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Educação |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES, UFV |
Primeiro autor | Mayllin Lage Horácio |
Orientador | THIAGO MENDONCA |
Outros membros | Gabriela Chaves Ribeiro, Hebert Leonardo Lehner, Maria Lara Brum Teixeira, Paulo Antônio Pimentel |
Título | Percepção dos residentes da Escola Estadual Maria Rita Duarte sobre a atuação no primeiro semestre |
Resumo | PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES DA ESCOLA ESTADUAL MARIA RITA DUARTE SOBRE A ATUAÇÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE Mayllin Lage Horácio, Maria Lara Brum Teixeira, Gabriela Chaves Ribeiro, Paulo Antônio, Thiago Mendonça e Hebert Lehner Este relato de experiência apresenta a vivência dos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, como bolsistas e voluntários do Programa Residência Pedagógica. Tendo como objetivo, apresentar as perspectivas dos residentes durante o desenvolvimento das atividades realizadas no primeiro semestre de participação no Programa, iniciado em setembro de 2020 e finalizado em abril de 2021. A metodologia se aplica a partir da observação não estruturada das experiências vivenciadas pelos nove residentes designados para a Escola Estadual Maria Rita Duarte localizada no município de Juatuba - MG. As experiências aqui relatadas ocorreram durante as reuniões do grupo com os preceptores e coordenador e durante as investidas de comunicação com os alunos da escola. . Devido ao COVID-19, houve muitos desafios relatados pelos residentes, assim como, experiências positivas dentro do programa. A pandemia vem mudando a forma com a qual alunos e professores interagem, lecionar que nunca foi uma tarefa simples, se tornou ainda mais complexo com o EaD. As aulas e atividades remotas obrigaram residentes e preceptores a desconstruir as expectativas iniciais, devido a falta de engajamento e de participação dos discentes nas propostas que foram sugeridas, como aulas complementares, reforço escolar, auxílio para a realização das apostilas de atividades enviadas pelo estado de Minas Gerais, os chamados, Programas de Estudos Tutorados (PETs), dentre outros. Apesar deste impasse, os residentes relatam que, participar do programa tem sido enriquecedor para a formação docente, pois tem oportunizado aprendizados únicos, como saber mais sobre a importância das novas tecnologias para o ensino, sobre a realidade do trabalho docente e sobre a relevância do diálogo no contexto escolar. Mesmo frente aos desafios, aconteceram boas experiências neste primeiro semestre, que fazem os integrantes deste Programa seguirem em frente, pois há grande ganho de vivências que ajudam a crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente. |
Palavras-chave | Residência Pedagógica, COVID-19, Docência |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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