"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15111

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Florestal
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Ana Flávia Cardoso de Lima
Orientador MARIANA MAYUMI PEREIRA DE SOUZA
Outros membros ADRIANA VENTOLA MARRA
Título Política emocional nas organizações e comunicação não-violenta: um estudo de caso na câmara municipal de Belo Horizonte
Resumo As emoções referem-se aos estados físicos e psíquicos desencadeados por um determinado estímulo, uma pessoa, um objeto, um evento (OLIVEIRA, 2016; ENGELMAN; GONÇALVES, 2016). A Comunicação Não-Violenta (CNV) busca a educação emocional e a expressão consciente e clara das emoções, a partir dos sentimentos e necessidades envolvidos em determinada situação (ROSENBERG, 2006). A partir da contextualização sobre as emoções e a CNV, considera-se importante refletir sobre como lidar com as emoções nas organizações, articulando-as com outras práticas organizacionais. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo relacionar as vivências emocionais com as práticas cotidianas organizacionais na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), a partir da utilização da CNV. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, pelo estudo de caso da CMBH. Os dados foram coletados através de 16 entrevistas semiestruturadas com sujeitos que trabalham na CMBH por no mínimo três anos, sendo que apenas 50% tinha tido contato sistemático com a CNV. As entrevistas foram transcritas e analisadas por análise de conteúdo. A pesquisa está em andamento e, nesta etapa preliminar, as categorias temáticas definidas a posteriori foram: relações interpessoais no trabalho, comunicação, atividades desafiadoras, atividades prazerosas, sentimentos e emoções no trabalho e trabalho remoto. Como resultados tem-se que predominam as emoções positivas nas relações interpessoais, com boa comunicação e liberdade para resolver problemas. A comunicação foi apontada como essencial para manter a ordem e o alinhamento nos setores, bem como trazer mais intimidade para a equipe de trabalho. Quanto aos desafios no trabalho predominou o desejo de melhorias e mudanças nos setores. As atividades vinculadas as ações de realizar, resolver e ajudar são as que trazem mais prazer e satisfação. No que se refere aos sentimentos presentes no trabalho, se por um lado, tem-se ansiedade e frustração; por outro, otimismo, motivação, felicidade e prazer. Quanto ao trabalho remoto, parte do grupo se sentiu feliz e parte muito cansada. Conclui-se que as vivências emocionais interferem e estão presentes em todas as práticas organizacionais, mesmo que os sujeitos tentem negá-las. Tais vivências aparecem implícitas no rendimento, no relacionamento com a equipe, na sua frustração ou motivação em realizar determinado projeto ou outra atividade de trabalho. Ao finalizar esta pesquisa, pretende-se contribuir para ampliar o debate das emoções na Administração e nos Estudos Organizacionais a partir do viés relacional e construtivista, entendendo-as como produtos e produtoras da realidade nas organizações.
Palavras-chave CNV, politica emocional, comunicação não violenta
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.