Resumo |
DESCRIÇÃO DO TEMA CENTRAL DO TRABALHO: O trabalho a seguir tem como tema central o perfil dos estudantes relacionando lazer, mercado de trabalho, pandemia e estudo. PÚBLICO-ALVO: Estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens Adultos (EJA) da Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães, localizada em Pará de Minas-MG. JUSTIFICATIVA: A pandemia de Covid-19 trouxe uma modalidade de ensino repleta de desafios para a educação brasileira, o ensino remoto. Sabemos que a educação física trabalha a movimentação do corpo, e é muito desafiador ensinar os conteúdos sem a prática. As turmas da EJA, devido a estarem buscando o tempo perdido nos estudos, têm uma carga horária de trabalho cansativa. Diante disso, a equipe do Programa Residência Pedagógica, composta pelo preceptor e uma residente, criaram um instrumento de pesquisa para conhecer melhor a realidade dos estudantes, na componente curricular Educação Física. OBJETIVO: identificar o perfil dos estudantes durante a pandemia, relacionados às práticas de lazer, mercado de trabalho e tempo para estudar. METODOLOGIA: foi criado um questionário contendo 11 questões relacionadas às práticas de lazer, mercado de trabalho e tempo para estudar, juntamente com o Plano de Estudo Tutorado (PET) do segundo bimestre de 2021. Os questionários foram disponibilizados através da plataforma Google Forms, e também de maneira impressa, uma vez que alguns estudantes tinham suas atividades impressas e disponibilizadas pela escola. Participaram da pesquisa 49 estudantes, sendo 37 através do formulário online e 12 pelos formulários impressos. Foi elaborado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no próprio formulário, para que os estudantes pudessem autorizar a utilização das respostas na pesquisa, mantendo o anonimato. RESULTADOS: Após análise das respostas, a média de idade dos estudantes é de 28 anos, maioria trabalhadores que exercem suas atividades em média de até 39 horas por semana, e que se dedicam aos estudos 2,3 horas em média por dia. Entre os fatores que dificultam o estudo durante o ensino remoto, se destacaram o aprendizado, atenção e concentração, falta de tempo, cuidados com a casa e com os filhos, e o acesso à internet. Das atividades de lazer realizadas pelos estudantes em tempo livre, se destacou a caminhada, e praticamente todos acreditam que a prática do lazer traz benefícios, em especial para uma boa saúde física e mental, ajudar na distração e no relaxamento para controlar o estresse e a ansiedade. Dos fatores que acabam por dificultar essa prática do lazer, a maioria dos estudantes se queixou de falta de tempo. CONCLUSÃO: De acordo com o que foi relatado pelos estudantes, podemos observar que a grande maioria vê benefícios na prática de atividades de lazer durante o tempo livre, e que a falta de tempo pelo excesso de trabalho pode afetar tanto nessa prática, quanto no tempo dedicado aos estudos. |