"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15085

ISSN 2237-9045
Instituição Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães/UFV-CAF
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Jaciara Lopes Guimarães
Orientador Wanderson Guimarães Silva
Outros membros MARCILIA DE SOUSA SILVA
Título Perfil dos estudantes da EJA de uma escola da rede estadual de ensino relacionados às Práticas de lazer, mercado de trabalho e tempo para estudo.
Resumo DESCRIÇÃO DO TEMA CENTRAL DO TRABALHO: O trabalho a seguir tem como tema central o perfil dos estudantes relacionando lazer, mercado de trabalho, pandemia e estudo. PÚBLICO-ALVO: Estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens Adultos (EJA) da Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães, localizada em Pará de Minas-MG. JUSTIFICATIVA: A pandemia de Covid-19 trouxe uma modalidade de ensino repleta de desafios para a educação brasileira, o ensino remoto. Sabemos que a educação física trabalha a movimentação do corpo, e é muito desafiador ensinar os conteúdos sem a prática. As turmas da EJA, devido a estarem buscando o tempo perdido nos estudos, têm uma carga horária de trabalho cansativa. Diante disso, a equipe do Programa Residência Pedagógica, composta pelo preceptor e uma residente, criaram um instrumento de pesquisa para conhecer melhor a realidade dos estudantes, na componente curricular Educação Física. OBJETIVO: identificar o perfil dos estudantes durante a pandemia, relacionados às práticas de lazer, mercado de trabalho e tempo para estudar. METODOLOGIA: foi criado um questionário contendo 11 questões relacionadas às práticas de lazer, mercado de trabalho e tempo para estudar, juntamente com o Plano de Estudo Tutorado (PET) do segundo bimestre de 2021. Os questionários foram disponibilizados através da plataforma Google Forms, e também de maneira impressa, uma vez que alguns estudantes tinham suas atividades impressas e disponibilizadas pela escola. Participaram da pesquisa 49 estudantes, sendo 37 através do formulário online e 12 pelos formulários impressos. Foi elaborado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no próprio formulário, para que os estudantes pudessem autorizar a utilização das respostas na pesquisa, mantendo o anonimato. RESULTADOS: Após análise das respostas, a média de idade dos estudantes é de 28 anos, maioria trabalhadores que exercem suas atividades em média de até 39 horas por semana, e que se dedicam aos estudos 2,3 horas em média por dia. Entre os fatores que dificultam o estudo durante o ensino remoto, se destacaram o aprendizado, atenção e concentração, falta de tempo, cuidados com a casa e com os filhos, e o acesso à internet. Das atividades de lazer realizadas pelos estudantes em tempo livre, se destacou a caminhada, e praticamente todos acreditam que a prática do lazer traz benefícios, em especial para uma boa saúde física e mental, ajudar na distração e no relaxamento para controlar o estresse e a ansiedade. Dos fatores que acabam por dificultar essa prática do lazer, a maioria dos estudantes se queixou de falta de tempo. CONCLUSÃO: De acordo com o que foi relatado pelos estudantes, podemos observar que a grande maioria vê benefícios na prática de atividades de lazer durante o tempo livre, e que a falta de tempo pelo excesso de trabalho pode afetar tanto nessa prática, quanto no tempo dedicado aos estudos.
Palavras-chave Educação Física, Lazer, Pandemia.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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