"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15077

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Yara Maris Garcia
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Título Risco Ambiental: Conhecimento e Práticas de Ensino entre Professores de Geografia da Rede Municipal de Viçosa-MG
Resumo Os riscos ambientais são resultado do somatório de riscos naturais e ação antrópica, ou seja, podem ser relacionados a dualidade sociedade e natureza, objeto de estudo da Geografia. Eles são episódios rotineiros, que podem acarretar consequências negativas à população e que precisam ser colocados em discussão. Entretanto, são muito reduzidos ao conceito de Risco Natural, que abrange apenas eventos de origem da natureza e não se correlacionam com a ação humana, deixando a variável sociedade de lado. Logo, é fundamental que, desde a a educação básica, os estudantes tenham domínio da temática e capacidade de interpretação e discussão de como as situações de risco se distribuem pelo espaço, pois só dessa forma conseguirão se prevenir e cobrar ações dos poderes públicos. Entretanto, essa é uma discussão relativamente recente na academia brasileira, e é preciso entender como os atuais professores da disciplina de Geografia vem tratando essa questão em sala de aula. O trabalho em questão buscou entender qual a percepção que os professores de Geografia da educação básica municipal de Viçosa-MG têm sobre a temática de Risco Ambiental, assim como de qual forma essa temática é discutida em sala de aula. E, para isso, foram feitas uma revisão bibliográfica sobre a temática para entender quais as discussões estão sendo feitas no território brasileiro, os assuntos mais debatidos e onde se concentram esses debates; Levantamento de quais seriam algumas das principais áreas de risco do município de Viçosa-MG, para que fosse possível entender como ocorre a incorporação dos fenômenos que ocorrem no município como objeto para ensino da temática; Foi elaborado e aplicado um questionário eletrônico semi-estruturado, para compreensão do domínio que os professores possuem acerca do assunto e como eles trabalham em sala de aula. Foi realizada ainda a aplicação de um questionário aberto para explicitação de aspectos que não foram contemplados nas respostas do questionário eletrônico. A pesquisa ainda está sendo finalizada, mas os resultados preliminares apontam que existe uma certa dificuldade de interpretação de como o currículo acadêmico do curso de Geografia auxilia no entendimento de situações de Risco. Também foi apontado que a falta de infraestrutura básica das escolas públicas impedem algumas ações de ensino. Ambos os participantes concordaram que seria engrandecedor ter acesso a um curso de curta duração que auxiliasse no melhor entendimento da temática.
Palavras-chave Ensino de Geografia, Risco Ambiental, Educação para o Risco
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.