ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Biologia Geral |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Thiago Falcão Sueira Chagas |
Orientador | DENILCE MENESES LOPES |
Outros membros | Gabriela da Silva Bicalho |
Título | Formação docente em meio à pandemia: Relato de experiência de licenciandos em Biologia na E.E José Lourenço de Freitas |
Resumo | FORMAÇÃO DOCENTE EM MEIO À PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA NA E.E JOSÉ LOURENÇO DE FREITAS Thiago Falcão, Denilce Meneses Lopes e Gabriela Bicalho O programa Residência Pedagógica, promovido pela Capes, integra a Política Nacional de Formação de Professores, cujo objetivo é aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Entretanto, devido ao contexto atual de pandemia , as atividades têm ocorrido de forma remota. Uma vez que o ensino remoto foi uma novidade para boa parte dos educadores, tal trabalho visa descrever como tem sido a experiência dos residentes pedagógicos da UFV que atuam no núcleo de Biologia, ao lecionar e estagiar remotamente. Os residentes pedagógicos foram divididos em 3 escolas da rede estadual de ensino, localizadas no município de Viçosa, de modo que tal relato se refere somente às atividades da Escola Estadual José Lourenço de Freitas sob a orientação do preceptor Deivid Costa, professor efetivo da escola, e a professora da UFV Denilce Lopes. Observamos a necessidade de elaborar um relato de experiência com o intuito de apresentar as metodologias e didáticas utilizadas durante esse período de ensino remoto. Além disso, o trabalho possui o intento de alcançar, principalmente, docentes e estudantes que pretendam lecionar, a fim de compartilhar um pouco da experiência do ensino remoto na perspectiva do professor. Assim, cada turma de ensino fundamental ou médio tem ao menos um residente pedagógico atuando na área de Ciências ou Biologia. Para se adaptar ao cenário atual, os residentes pedagógicos, orientados pelo preceptor, têm atuado ministrando monitorias por meio do aplicativo Google Meet, acompanhando os grupos de Whatsapp, lecionando aulas nos sábados letivos e revisões do conteúdo também por meio do Google Meet, além de elaborar atividades complementares a fim de potencializar o aprendizado dos discentes. Logo percebemos que tem sido um período de dificuldades para a educação pois mesmo com o uso de inúmeras tecnologias que facilitam a comunicação remota, tem sido muito baixa a adesão dos alunos na entrega das atividades, participação nas monitorias e aulas ministradas. Um dos grandes motivos para a baixa adesão às atividades propostas é devido à dificuldade de acesso a uma internet de qualidade, conforme citado por alguns alunos quando questionados sobre as dificuldades encontradas. Muitos alunos moram em área rural e precisam inclusive receber as atividades impressas. Portanto, concluímos que o ensino remoto tem funcionado como uma forma de amenizar os grandes prejuízos decorrentes da pandemia do Coronavírus que engloba outras áreas além da saúde. Entretanto, é evidente que tanto alunos quanto professores não estavam preparados para lidar com a educação a distância mas que, apesar da dificuldade, têm se esforçado para minimizar as adversidades e tornar a educação mais inclusiva e eficiente. |
Palavras-chave | Ensino remoto, educação, relato de experiência. |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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