"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15063

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Guilherme Tavares Ferreira
Orientador SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
Outros membros Fernanda Paula Pimenta Silva
Título Ensino remoto nas aulas de educação física: estratégias pedagógicas em tempos de pandemia
Resumo Nos anos de 2020 e 2021 o mundo vivenciou inúmeras dificuldades em virtude da crise causada pelo COVID-19. Para manter a segurança de todos, medidas de segurança foram tomadas. A quarentena e o distanciamento social tiveram impactos significativos na Educação, afastando docentes e discentes das escolas. Tendo em vista a necessidade de dar prosseguimento ao ano letivo, em Minas Gerais, nas escolas estaduais, foi instituído o Regime de Estudos não Presenciais (REANP). Este presente estudo teve como objetivo analisar e discutir a partir das vivências de um bolsista do PIBID/Educação Física-UFV, as estratégias pedagógicas adotadas nas aulas de Educação Física durante o Ensino Remoto nas turmas de Ensino Fundamental II de uma Escola Estadual da cidade de Viçosa/MG, e quais dessas foram mais eficientes para aumentar a participação dos estudantes nas aulas. Este relato de experiência foi de natureza qualitativa. Os relatos eram produzidos em um diário de campo pelo bolsista do PIBID, ao término de todas as atividades realizadas no período de abril de 2021 a julho de 2021, na turma do 8° ano Regular do Ensino Fundamental II de uma Escola Estadual da cidade de Viçosa/MG. Foram registradas: as dificuldades encontradas para a elaboração das estratégias pedagógicas de ensino, o retorno obtido pelos estudantes, e as vantagens e desvantagens de aplicar atividades. Seguindo uma análise aprofundada dos relatórios de observações, notamos que a participação dos estudantes quanto a utilização das ferramentas digitais (Google Meet, Padlet, Facebook, Instagram e recursos audiovisuais), utilizadas nas aulas foi muito baixa ou inexistente. As redes sociais utilizadas não apresentaram resultados significativos com os estudantes da turma; os estudantes não publicaram no mural criado no Padlet; os recursos audiovisuais trabalhados como vídeos de apresentação dos bolsistas do Pibid e da professora supervisora não apresentou resultados satisfatórios; nas aulas realizadas no Google Meet a quantidade de estudantes presentes eram de 1 a 4, sendo está a que mais demonstrou efetividade quanto a participação. Para Fofonca (2015, p. 21), “a sociedade contemporânea vive à ubiquidade tecnológica em sua plenitude”. Assim, esse novo momento forçou os professores a se atualizarem, rompendo com paradigma tradicional de ensino. Porém, surge uma nova forma de desigualdade, a desigualdade social tecnológica, que se apresenta como barreira para alguns estudantes da escola. Assim, nota-se que as funcionalidades das ferramentas digitais apresentadas nas aulas de Educação Física foram limitadas devido à baixa interação, que pode estar relacionada com a falta de recursos tecnológicos por parte dos estudantes. Dessa forma, concluímos que as estratégias e ferramentas utilizadas não promoveram a participação efetiva dos estudantes, sendo necessário repensar nos métodos utilizados levando em consideração a realidade dos estudantes.
Palavras-chave Ensino remoto, Educação Física, Participação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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