"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15030

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Tais Jaine Coelho
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Brenda Aparecida Dias Pereira, Camila Fialho Fonseca, Francismara Delfina Marinho da Costa, Veronica Martins Cardoso e Silva
Título Residência Pedagógica em tempos de pandemia: o uso de vídeos como ferramenta pedagógica para o ensino remoto na Educação Infantil.
Resumo No ano de 2020, devido à crise sanitária causada pelo covid-19 ocorreu a suspensão das atividades escolares na rede pública e privada de ensino. A nova realidade estabelecida foi o sistema remoto, o qual perdura há mais de um ano em grande parte do território brasileiro. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica (PRP), que tem por objetivo oportunizar aos estudantes das licenciaturas, a imersão nas escolas de educação básica, foi adequado à nova realidade e assim, as atividades educativas foram adaptadas ao modelo remoto, seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O programa de Residência Pedagógica, na UFV, campus Viçosa/MG, conta com 27 estudantes de Pedagogia, sendo 24 bolsistas e três voluntárias atuando em três escolas, sendo duas estaduais e uma municipal. O presente relato refere-se ao trabalho coletivo desenvolvido por dez (10) residentes na educação infantil, no Centro Educacional Municipal Doutor Januário de Andrade Fontes (CEMEDJAF) e uma preceptora, professora da escola. A estratégia pedagógica adotada para a continuação do trabalho pedagógico foi a elaboração de vídeos com contação de histórias, brincadeiras e jogos. As atividades propostas pela referida equipe são orientadas pelo Programa de Atividades Escolares Remotas (PAER) adotado pela Secretaria de Educação de Viçosa, além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os seis eixos da educação infantil: artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, movimento, música, natureza e sociedade . A escola passou a utilizar a tecnologia como aliada do processo educativo, especificamente a produção de vídeos, com a finalidade de promover o desenvolvimento pleno da criança. Para fazer os vídeos, foram utilizados os aplicativos Canva, InShot, dentre outros. Foi necessário investir na formação para o uso das tecnologias para a educação infantil, tendo em vista a especificidade deste segmento. O uso da tecnologia digital tem auxiliado a prática pedagógica das professoras e residentes, fazendo com que as crianças não percam os laços com a escola e possam dar continuidade às aprendizagens adquiridas, contribuindo para o seu desenvolvimento de maneira lúdica e criativa. Concluindo, são inúmeros os desafios pedagógicos para superar os problemas da atual realidade, sendo o maior deles, a desigualdade educacional e social, as diferenças de oportunidades e de acesso à tecnologia digital, fazendo com que muitas famílias não possam acompanhar e dar retorno para as professoras, sobre as atividades escolares das crianças.
Palavras-chave Tecnologia, educação infantil, ensino-remoto
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.