Resumo |
No ano de 2020, devido à crise sanitária causada pelo covid-19 ocorreu a suspensão das atividades escolares na rede pública e privada de ensino. A nova realidade estabelecida foi o sistema remoto, o qual perdura há mais de um ano em grande parte do território brasileiro. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica (PRP), que tem por objetivo oportunizar aos estudantes das licenciaturas, a imersão nas escolas de educação básica, foi adequado à nova realidade e assim, as atividades educativas foram adaptadas ao modelo remoto, seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O programa de Residência Pedagógica, na UFV, campus Viçosa/MG, conta com 27 estudantes de Pedagogia, sendo 24 bolsistas e três voluntárias atuando em três escolas, sendo duas estaduais e uma municipal. O presente relato refere-se ao trabalho coletivo desenvolvido por dez (10) residentes na educação infantil, no Centro Educacional Municipal Doutor Januário de Andrade Fontes (CEMEDJAF) e uma preceptora, professora da escola. A estratégia pedagógica adotada para a continuação do trabalho pedagógico foi a elaboração de vídeos com contação de histórias, brincadeiras e jogos. As atividades propostas pela referida equipe são orientadas pelo Programa de Atividades Escolares Remotas (PAER) adotado pela Secretaria de Educação de Viçosa, além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os seis eixos da educação infantil: artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, movimento, música, natureza e sociedade . A escola passou a utilizar a tecnologia como aliada do processo educativo, especificamente a produção de vídeos, com a finalidade de promover o desenvolvimento pleno da criança. Para fazer os vídeos, foram utilizados os aplicativos Canva, InShot, dentre outros. Foi necessário investir na formação para o uso das tecnologias para a educação infantil, tendo em vista a especificidade deste segmento. O uso da tecnologia digital tem auxiliado a prática pedagógica das professoras e residentes, fazendo com que as crianças não percam os laços com a escola e possam dar continuidade às aprendizagens adquiridas, contribuindo para o seu desenvolvimento de maneira lúdica e criativa. Concluindo, são inúmeros os desafios pedagógicos para superar os problemas da atual realidade, sendo o maior deles, a desigualdade educacional e social, as diferenças de oportunidades e de acesso à tecnologia digital, fazendo com que muitas famílias não possam acompanhar e dar retorno para as professoras, sobre as atividades escolares das crianças. |