ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Educação |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Elen Cristina Alves Barbosa |
Orientador | THIAGO MENDONCA |
Outros membros | Cláudia Ferreira Diniz dos Reis, Elaine Maria Guimarães Alves |
Título | Programa de Residência Pedagógica núcleo Biologia Florestal: Primeiras impressões |
Resumo | A pandemia da COVID 19 forçou o sistema educacional, assim como todos os outros, a adotar medidas de distanciamento social como forma de controle do contágio da doença. Com as novas medidas professores e alunos foram obrigados a aderirem a plataformas digitais para continuarem ensinando e aprendendo. Em Outubro de 2020 iniciamos o Programa de Residência Pedagógico da Universidade Federal de Viçosa, do núcleo de Biologia-Florestal, nas escolas E.E. Maria Rita Duarte, localizada em Boa Vista/Juatuba, E.E. Wilson Guimarães/ Pará de Minas e E.E. Serafim Ribeiro de Resende /Florestal. Trabalhando em um formato totalmente remoto e digital foram encontrados novos desafios, além dos problemas de infraestruturas e profissional encontrados no presencial. Problemas relacionados às vulnerabilidades socioeconômica dos estudantes, como a dificuldade de acesso à internet e falta de equipamentos essenciais para os estudos nesse formato on line, como um celular ou computador. Outra dificuldade observada foi a falta de experiência dos professores com as tecnologias digitais, observando as grades curriculares dos cursos de licenciatura notamos que esse quesito não é abordado e quando aparece é bem superficial. Contudo, como residentes, nosso papel foi auxiliar na elaboração de estratégias que pudessem trazer a atenção e o foco dos estudantes para o estudo. Sabendo que muitos estudantes foram obrigados a ingressarem no mercado de trabalho para ajudar em casa, devido à pandemia, nosso objetivo foi criar atividades dinâmicas, com o uso de formulários no Google Forms para conhecimento prévio do meio social em que os alunos estavam inseridos, podemos observar que poucos tinha acesso a internet e residiam em zona rural. Outra estratégia utilizada foi elaboração de vídeo aulas com no máximo 10 minutos de duração, em plataformas digitais como Google Meet e Youtube, de forma a prender a atenção dos estudantes. Foi utilizado também o Google Meet como aliado na apresentação de lives para os estudantes. Como auxílio aos professores elaboramos atividades complementares ao o Plano de Estudo Tutorado (PET), que é uma das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, como forma de avaliação dos estudantes. Todas as atividades foram elaboradas junto aos Professores preceptores das escolas participantes. Além de utilizar redes sociais como Instagram, Facebook, Twiter e Youtube como aliados na elaboração de postagens explicativas sobre as matérias abordadas nos PET´s. Embora tenham sido elaboradas atividades mais dinâmicas, podemos observar uma baixa adesão por parte dos estudantes das duas escolas. Isso pode ser explicado em parte pela dificuldade de acesso à internet, muitos dos quais moram em zona rural, além da falta de celular ou computador para acessar as atividades e, ainda, que muitos alunos começaram a trabalhar durante a pandemia e podem estar desinteressados dos estudos. |
Palavras-chave | Residência Pedagógica, ensino remoto, Pandemia |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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