Resumo |
O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar o nível de conhecimento sobre temas relacionados à saúde de estudantes que se encontravam matriculados no primeiro período do curso de Educação Física de universidades públicas, localizadas na Zona da Mata Mineira, MG. O trabalho caracterizou-se como um estudo descritivo-exploratório e o grupo amostral foi constituído de 63 acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, de ambos os sexos (46 homens e 17 mulheres). Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário elaborado a partir da literatura que trata de temas relacionados à saúde e à Educação Física constituído de 23 itens fechados, sendo cada item estruturado com quatro alternativas de respostas. Os resultados foram organizados em três categorias de análise, que visaram demonstrar o nível de conhecimento dos estudantes sobre os seguintes temas: a primeira apresenta os conceitos e aspectos relacionados à saúde que indicam que a maioria dos indivíduos possui conhecimento genérico acerca desses aspectos, no entanto, no que tange a qualidade de vida 73% participantes demonstraram grande dificuldade em identificá-lo dentre as alternativas apresentadas para esse item no questionário, a segunda aborda o exercício físico e suas implicações para a saúde, foi possível identificar entre os participantes considerável conhecimento conceitual relacionado ao exercício físico e suas implicações na aquisição e manutenção da saúde, já que a porcentagem mínima de acertos foi 60% e a terceira, aspectos relacionados à aptidão física, na maioria, os participantes demonstraram conhecê-los com altos índices de acertos. Por outro lado, a percepção dos alunos sobre o processo para desenvolver hipertrofia (51% de erros) e as implicações da utilização de anabolizantes pelos praticantes de atividades físicas (56% de erros) demonstra falta de conhecimento acerca do tema. É importante ressaltar que os participantes apresentaram um nível de conhecimento aceitável para alunos que ingressaram num curso da área da saúde. No entanto, em alguns itens considerados básicos, para os quais se esperava alto índice ou mesmo a totalidade de acertos, foram detectados percentuais de erros que chamaram a atenção. Por fim, esses resultados poderão contribuir como elementos de análise e discussão para propostas relacionadas à formação inicial de professores de Educação Física, haja vista o nível de conhecimento que eles demonstraram, o que poderia ser um indicativo para possíveis reestruturações de determinadas disciplinas que se encontram presentes nos primeiros períodos em suas matrizes curriculares. |