"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14979

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Augusto Fernandes Condé
Orientador SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
Outros membros Fernanda Paula Pimenta Silva, José Zacarias Sique Banze Júnior
Título Adesão dos estudantes à disciplina de Educação Física durante a pandemia de Covid-19: análise do processo de ensino remoto na escola pública
Resumo Introdução: A pandemia do novo coronavírus teve início, no Brasil, em fevereiro de 2020, e provocou mudanças abruptas na sociedade brasileira. Assim, protocolos de biossegurança foram estabelecidos, por todo país, a fim de conter a proliferação do vírus, a exemplo, a adoção do distanciamento social. Diante disso, as aulas presenciais das instituições de ensino foram suspensas, e buscaram-se meios da continuidade do ensino, de forma a manter as restrições instituídas. Para isso, a Secretaria de Educação de Minas Gerais, instituiu um Programa de Ensino Remoto, mediado pelo uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDCs) e por resoluções dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) tanto na Educação Física quanto nas demais disciplinas. Desse modo, a rápida e intensa reorganização do processo de ensino-aprendizagem na pandemia, revela a necessidade de análise da adesão dos alunos às aulas de Educação Física, no Ensino Remoto Emergencial (ERE) Objetivos: Analisar a adesão de estudantes, do Ensino Fundamental – Anos Finais, à participação e realização de atividades propostas na disciplina de Educação Física em uma Escola Estadual da cidade de Viçosa-MG. Metodologia: Pesquisa de caráter documental, a partir da análise de dados da plataforma “Diário Escolar Digital”, promovida pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Os dados investigados tratam-se da disciplina de Educação Física, ministrada entre o sexto e nono ano, com uma população estimada em 275 alunos, de uma Escola Estadual da rede púbica de ensino da cidade de Viçosa-MG e dizem respeito à participação dos alunos nas atividades e aulas de Educação Física no ERE, durante o 1° bimestre do ano de 2021. Resultados: A análise dos dados da plataforma demonstrou quedas significativas na participação e realização das atividades propostas pela professora de Educação Física, durante o ERE. Isto é, de acordo com as evidências, as turmas observadas apresentaram as seguintes médias: 6° ano, cerca de 18,6% participações parciais (o aluno realizou pelo menos uma atividade e/ou participou de pelo menos uma aula) e, 17,1% participações totais (realização de todas as propostas inseridas na disciplina) na disciplina de Educação Física; 7° ano, 7,8% participações parciais e, 18,75 de participações totais; 8° ano, 16,9% participações parciais e, 5,6% de participações totais; 9° ano, 17,1% participações parciais e, 11,4% participações totais. Conclusões: Pode-se concluir que, os métodos pedagógicos adotados pela disciplina no Ensino Remoto ainda apresentam baixas participações dos estudantes. Diante disso, são necessárias maiores formações entre as disciplinas, para a implantação de diferentes recursos digitais, em conjunto de ações que busquem compreender a realidade de cada estudante, a fim de adaptar e enfrentar os obstáculos vivenciados por eles durante o ERE. Posto isso, o ERE caminhará à quebra de barreiras e será capaz de se inserir no cotidiano dos estudantes.
Palavras-chave Educação Física, COVID-19, Ensino Remoto
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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