Resumo |
Introdução: A pandemia do novo coronavírus teve início, no Brasil, em fevereiro de 2020, e provocou mudanças abruptas na sociedade brasileira. Assim, protocolos de biossegurança foram estabelecidos, por todo país, a fim de conter a proliferação do vírus, a exemplo, a adoção do distanciamento social. Diante disso, as aulas presenciais das instituições de ensino foram suspensas, e buscaram-se meios da continuidade do ensino, de forma a manter as restrições instituídas. Para isso, a Secretaria de Educação de Minas Gerais, instituiu um Programa de Ensino Remoto, mediado pelo uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDCs) e por resoluções dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) tanto na Educação Física quanto nas demais disciplinas. Desse modo, a rápida e intensa reorganização do processo de ensino-aprendizagem na pandemia, revela a necessidade de análise da adesão dos alunos às aulas de Educação Física, no Ensino Remoto Emergencial (ERE) Objetivos: Analisar a adesão de estudantes, do Ensino Fundamental – Anos Finais, à participação e realização de atividades propostas na disciplina de Educação Física em uma Escola Estadual da cidade de Viçosa-MG. Metodologia: Pesquisa de caráter documental, a partir da análise de dados da plataforma “Diário Escolar Digital”, promovida pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Os dados investigados tratam-se da disciplina de Educação Física, ministrada entre o sexto e nono ano, com uma população estimada em 275 alunos, de uma Escola Estadual da rede púbica de ensino da cidade de Viçosa-MG e dizem respeito à participação dos alunos nas atividades e aulas de Educação Física no ERE, durante o 1° bimestre do ano de 2021. Resultados: A análise dos dados da plataforma demonstrou quedas significativas na participação e realização das atividades propostas pela professora de Educação Física, durante o ERE. Isto é, de acordo com as evidências, as turmas observadas apresentaram as seguintes médias: 6° ano, cerca de 18,6% participações parciais (o aluno realizou pelo menos uma atividade e/ou participou de pelo menos uma aula) e, 17,1% participações totais (realização de todas as propostas inseridas na disciplina) na disciplina de Educação Física; 7° ano, 7,8% participações parciais e, 18,75 de participações totais; 8° ano, 16,9% participações parciais e, 5,6% de participações totais; 9° ano, 17,1% participações parciais e, 11,4% participações totais. Conclusões: Pode-se concluir que, os métodos pedagógicos adotados pela disciplina no Ensino Remoto ainda apresentam baixas participações dos estudantes. Diante disso, são necessárias maiores formações entre as disciplinas, para a implantação de diferentes recursos digitais, em conjunto de ações que busquem compreender a realidade de cada estudante, a fim de adaptar e enfrentar os obstáculos vivenciados por eles durante o ERE. Posto isso, o ERE caminhará à quebra de barreiras e será capaz de se inserir no cotidiano dos estudantes. |