"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14972

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Vanessa Damacena Carvalho
Orientador MARIANA CALABRIA LOPES
Título A escola da bola é uma metodologia adequada para a “alfabetização física” de crianças? Uma análise da motivação e do conhecimento sobre a prática de atividade física
Resumo Introdução: O termo “alfabetização física” (Physical literacy), vem ganhando popularidade nos últimos anos em vários países. A expressão é usada como uma metáfora que compara a fluência em movimentar-se à alfabetização em línguas. Pode ser entendida como a motivação e confiança, competência física e conhecimento e compreensão, que desenvolvidos de forma integrada, irão ter como desfecho uma prática sustentável de atividades físicas ao longo da vida, ou seja, a adoção de um estilo de vida ativo por um sujeito fisicamente alfabetizado. Objetivo: Avaliar crianças brasileiras de 11 e 12 anos nos domínios de motivação e conhecimento para a prática de atividade física. Material e métodos: Participaram da pesquisa 32 crianças, sendo 20 meninas (62,5%), regularmente matriculadas no 6º ano de uma escola municipal de Viçosa, com média de 11,00 (DP = 0,37) anos de idade. Para avaliação do conhecimento e da motivação, utilizou-se o questionário que compõe a bateria de testes do denominado Canadian Assessment of Physical Literacy - Second Edition, CAPL-2, em uma versão adaptada para o contexto brasileiro. A análise dos dados foi realizada por meio de procedimentos estatísticos descritivos realizados no programa SPSS® versão 24. Resultados: Em relação ao domínio de motivação, os avaliados obtiveram pontuações consideradas altas, com maior porcentagem das crianças no estágio “sobressaindo” e no domínio de conhecimento as crianças obtiveram pontuação mediana, com maior porcentagem dos avaliados no estágio “iniciando”, em relação ao processo da alfabetização física. Conclusão: Pode-se concluir que na amostra analisada o nível de motivação foi alto, porém o nível de conhecimento não foi correspondente, sugerindo a necessidade de estimular saberes relacionados ao conhecimento sobre as atividades em geral e acerca de estilos de vida saudáveis e ativos. Além da importância de um currículo para a educação física com foco na alfabetização física, assim como, a avaliação da jornada, em especial de crianças e adolescentes em idade escolar.
Palavras-chave Alfabetização física, Motivação, Conhecimento
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,72 segundos.