"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14967

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda Juliana da Silva
Orientador GERSON GERALDO CHAVES
Título Levantamento bibliográfico de publicações que abordam materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e adultos****
Resumo A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos estudantes que não tiveram acesso ou continuidade de estudo no Ensino Fundamental ou Médio na idade considerada adequada. A Lei de Diretrizes e Bases da educação, garante o direito à educação de jovens e adultos em cursos diferenciados que busquem atender as necessidades e diversidades desses estudantes. O trabalho na EJA possui várias particularidades em ralação ao ensino regular. Geralmente as séries têm carga horária reduzida, cabendo ao professor adaptar o conteúdo estabelecido pelos currículos de referência, ao tempo disponível. Para tentar contornar a falta de materiais voltados para essa modalidade de ensino, professores e pesquisadores desenvolvem e implementam materiais e metodologias de ensino. Reunir e analisar publicações desses pesquisadores é importante para que se conheça quais tipos de materiais didáticos estão sendo utilizados, qual a aceitação dos estudantes em relação a esses materiais, quais são as lacunas em relação a produção e utilização de materiais didáticos na EJA. Neste trabalho apresentamos um levantamento de artigos, dissertações e teses selecionados por alguns meios digitais que abordam o tema: materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e adultos. A partir desse levantamento foi realizada uma análise quali-quantitativa das produções buscando, informar ao leitor e aos pesquisadores interessados no tema, qual o estado atual de pesquisas publicadas no Brasil. Para a composição do corpus de análise, foram realizadas seleções de artigos científicos, dissertação e teses disponibilizados na plataforma SciELO - (https:www.scielo.br/) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD - https:bdtd.ibict.br/vufind/). A seleção dos textos aconteceu em três etapas, seguindo os critérios: definição dos descritores, busca de trabalhos nas plataformas, leitura e análise dos resumos e outras informações obtidas nas obras. Foram selecionadas 25 publicações sendo 8 artigos, 15 dissertações e 2 teses, todas publicadas após o ano de 2005. Houve uma predominância de trabalhos desenvolvidos nos programas de pós-graduação de universidades públicas. Os trabalhos foram voltados para o ensino de matemática e suas tecnologias, ciências da natureza, linguagens e alfabetização, nenhum contemplou o ensino de ciências humanas. Foi possível identificar que os objetivos mais comuns entre as pesquisas foram: produção de materiais (sequências didáticas, utilização de novas ferramentas ou estratégias de ensino) e avaliação de materiais didáticos produzidos para atender aos estudantes da EJA. Os resumos ressaltaram a questão da falta de materiais didáticos elaborados para os estudantes da EJA. Parece consenso entre os pesquisadores a necessidade de pesquisar e desenvolver materiais didáticos que contemplem as especificidades do público da EJA e auxiliem o professor em sua prática pedagógica.
Palavras-chave EJA, produção de materiais, tendências
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.