"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14950

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Giselle Oliveira Paiva
Orientador RAYSSA NOGUEIRA RODRIGUES MACHADO
Outros membros Bruna de Oliveira Alves, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Jussara Cássia Rafael Martins, Laís Ferreira Felicio
Título Educação em saúde como estratégia de sensibilização dos profissionais da rede de atenção primária no atendimento a idosos com doenças crônicas
Resumo TEMA: Papel dos profissionais da atenção primária na adesão ao tratamento de doenças crônicas entre os idosos. PÚBLICO ALVO: Profissionais da atenção primária. JUSTIFICATIVA: O envelhecimento populacional está cada vez mais atrelado ao surgimento de doenças crônicas que necessitam constantemente de intervenções, as quais incluem tratamentos medicamentosos e não medicamentosos. Porém, são muitos os fatores que contribuem para a falta de adesão do tratamento entre os idosos, tais como: nível de instrução, condições socioeconômicas, polimedicação e autopercepção da doença. Diante da variedade e a complexidade dos fatores que concorrem para a não adesão discute-se a importância de uma abordagem profissional que contemple as singularidades do paciente. OBJETIVO: Relatar a experiência na confecção de material educativo voltado para a melhoria do processo de trabalho de profissionais para a promoção da adesão ao tratamento de doenças crônicas entre idosos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de discentes do curso de enfermagem acerca da confecção de um vídeo educativo. O presente trabalho partiu da proposta da disciplina Educação em Saúde, ofertada pela Universidade Federal de Viçosa no período especial remoto 2. Inicialmente, realizou-se a análise bibliográfica de artigos indexados em diferentes bases de dados que abordavam os fatores dificultadores e facilitadores na adesão ao tratamento pelos idosos. A partir da leitura destes, foi estruturado dois questionários, sendo um com 11 perguntas e outro com 15 direcionados, respectivamente, a uma enfermeira integrante da atenção primária e especialista em saúde do idoso; e uma idosa com diagnóstico de diabetes e hipertensão arterial. Ambas foram abordadas quanto à contribuição das práticas educativas para adesão ao tratamento. Considerando seus relatos, um vídeo narrado pelas discentes foi elaborado. Para esse processo utilizou-se a plataforma de design gráfico Canva. RESULTADOS: O vídeo explicativo e ilustrado teve duração de sete minutos e contou com cinco cenários baseados nos relatos dos entrevistados, a saber: horário do uso da medicação; comportamento/estilo de vida; interferência do nível de escolaridade na terapêutica; medo do agravamento dos sintomas; percepção individual sobre o tratamento. Em todos os cenários foram retratadas as estratégias adotadas por uma enfermeira para orientar e promover autonomia de uma paciente idoso que apresentava dificuldades em aderir ao tratamento. Ao final de cada cenário, o desfecho favorável foi apresentado, i.e., as dúvidas da paciente foram esclarecidas e a adesão ao tratamento ocorreu. CONCLUSÃO: Acredita-se que a educação em saúde é uma ferramenta capaz de sensibilizar os profissionais quanto à melhoria/mudanças de suas práticas assistências e ao mesmo tempo demonstrar que esta estratégia (educação em saúde) deve ser sempre implementada na rotina de trabalho para promover adesão ao tratamento, particularmente, entre os idosos.
Palavras-chave educação em saúde, idoso, cooperação e adesão ao tratamento.
Forma de apresentação..... Painel
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