ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Enfermagem |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Giselle Oliveira Paiva |
Orientador |
RAYSSA NOGUEIRA RODRIGUES MACHADO |
Outros membros |
Bruna de Oliveira Alves, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Jussara Cássia Rafael Martins, Laís Ferreira Felicio |
Título |
Educação em saúde como estratégia de sensibilização dos profissionais da rede de atenção primária no atendimento a idosos com doenças crônicas |
Resumo |
TEMA: Papel dos profissionais da atenção primária na adesão ao tratamento de doenças crônicas entre os idosos. PÚBLICO ALVO: Profissionais da atenção primária. JUSTIFICATIVA: O envelhecimento populacional está cada vez mais atrelado ao surgimento de doenças crônicas que necessitam constantemente de intervenções, as quais incluem tratamentos medicamentosos e não medicamentosos. Porém, são muitos os fatores que contribuem para a falta de adesão do tratamento entre os idosos, tais como: nível de instrução, condições socioeconômicas, polimedicação e autopercepção da doença. Diante da variedade e a complexidade dos fatores que concorrem para a não adesão discute-se a importância de uma abordagem profissional que contemple as singularidades do paciente. OBJETIVO: Relatar a experiência na confecção de material educativo voltado para a melhoria do processo de trabalho de profissionais para a promoção da adesão ao tratamento de doenças crônicas entre idosos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de discentes do curso de enfermagem acerca da confecção de um vídeo educativo. O presente trabalho partiu da proposta da disciplina Educação em Saúde, ofertada pela Universidade Federal de Viçosa no período especial remoto 2. Inicialmente, realizou-se a análise bibliográfica de artigos indexados em diferentes bases de dados que abordavam os fatores dificultadores e facilitadores na adesão ao tratamento pelos idosos. A partir da leitura destes, foi estruturado dois questionários, sendo um com 11 perguntas e outro com 15 direcionados, respectivamente, a uma enfermeira integrante da atenção primária e especialista em saúde do idoso; e uma idosa com diagnóstico de diabetes e hipertensão arterial. Ambas foram abordadas quanto à contribuição das práticas educativas para adesão ao tratamento. Considerando seus relatos, um vídeo narrado pelas discentes foi elaborado. Para esse processo utilizou-se a plataforma de design gráfico Canva. RESULTADOS: O vídeo explicativo e ilustrado teve duração de sete minutos e contou com cinco cenários baseados nos relatos dos entrevistados, a saber: horário do uso da medicação; comportamento/estilo de vida; interferência do nível de escolaridade na terapêutica; medo do agravamento dos sintomas; percepção individual sobre o tratamento. Em todos os cenários foram retratadas as estratégias adotadas por uma enfermeira para orientar e promover autonomia de uma paciente idoso que apresentava dificuldades em aderir ao tratamento. Ao final de cada cenário, o desfecho favorável foi apresentado, i.e., as dúvidas da paciente foram esclarecidas e a adesão ao tratamento ocorreu. CONCLUSÃO: Acredita-se que a educação em saúde é uma ferramenta capaz de sensibilizar os profissionais quanto à melhoria/mudanças de suas práticas assistências e ao mesmo tempo demonstrar que esta estratégia (educação em saúde) deve ser sempre implementada na rotina de trabalho para promover adesão ao tratamento, particularmente, entre os idosos. |
Palavras-chave |
educação em saúde, idoso, cooperação e adesão ao tratamento. |
Forma de apresentação..... |
Painel |