Resumo |
Após o fechamento das escolas durante a Pandemia do COVID-19, professores e estudantes precisaram se adaptar rapidamente para ensinar e aprender "online". A utilização dos recursos digitais foi e tem sido a "tábua de salvação" para a educação. Dessa forma, nosso trabalho dialoga com a temática do Simpósio de Integração Acadêmica da UFV 2021: A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta, afinal, o desenvolvimento social e das tecnologias, antes passa pelo desenvolvimento do ser humano por meio da educação. Assim, visamos contribuir com reflexões sobre a utilização de TDICs para inovar o processo educativo, apresentando desafios e possibilidades identificados a partir do relato de alguns aspectos da nossas vivências e experiências como residentes do Programa Residência Pedagógica do núcleo Pedagogia - Universidade Federal de Viçosa (UFV), em uma turma de 2º ano de uma escola estadual do município de Viçosa, Minas Gerais, entre março a julho de 2021. O Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP) proposto pela Secretaria Estadual de Educação (SEE/MG), prevê o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) disponíveis para comunicação e continuidade da escolarização. Nossa experiência ocorreu exclusivamente por meio virtual, utilizando celulares e computadores, sendo que o nosso principal meio de interação foi o grupo de WhatsApp da turma, além de vídeo-chamada via Google Meet em alguns momentos. De acordo com as orientações da SEE/MG e contemplando os Planos de Estudos Tutorados (PETs) disponibilizados periodicamente virtualmente (apenas casos excepcionais foram enviados impressos pelo correio), abordamos alguns dos conteúdos do 2º ano, fundamentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em consonância com o planejamento da professora regente. Nossa abordagem ocorreu por meio da produção, gravação e edição de vídeos; elaboração de jogos virtuais; produção de cartazes explicativos e de incentivo; planejamento, produção e edição de materiais de apoio a aprendizagem em formato de apostilas para serem disponibilizadas também para os estudantes que recebem o PET de forma impressa; dentre outras. As TDICs revelam oportunidades para o desenvolvimento dos estudantes e para inovação educacional, que podem ser inspirações também para o ensino presencial. O seu uso adequado demanda qualidade de acesso à internet e formação para o uso funcional e crítico, desafios ostensivamente observados, tanto pelos estudantes e suas famílias, quanto pelos profissionais da educação. Concluímos que o potencial que as TDICs trazem tanto para o desenvolvimento social, quanto individual, de cada cidadão, indica a importância da sua valorização como pauta política. Sugerimos a criação de novas políticas públicas que possibilitem acesso de qualidade às TDICs, assim como a boa formação docente para seu uso adequado e crítico. |