Resumo |
A tecnologia tem protagonizado enormes implicações para a economia e a sociedade. Dentre essas, destacamos o surgimento e a consolidação das plataformas digitais como um fenômeno emergente que transformou a natureza e a busca do empreendedorismo em diversas indústrias e setores. A chamada “plataformização” refere-se à crescente importância das plataformas digitais como um local para criação e entrega de valor. Este modelo de negócio, próprio da economia baseada em tecnologias de informação e comunicação, apresenta uma realidade diferente daquela em que as teorias sobre estratégia foram desenvolvidas. As plataformas digitais ascendem ao cenário econômico mundial com um novo paradigma competitivo, muito mais complexo e dinâmico do que os negócios tradicionais. Logo a abordagem tradicional da vantagem competitiva não parece ser suficientemente capaz de explicar a competitividade assim como fazem nos pipelines. Os modelos clássicos da abordagem do posicionamento e da Visão Baseada em Recursos, são pouco aplicáveis ao estudo de ações competitivas das plataformas. Este trabalho tem como objetivo investigar a evolução da abordagem tradicional da vantagem competitiva no que tange aos modelos de negócio do tipo plataformas digitais, por meio de uma análise sociométrica e de uma revisão sistemática das publicações neste escopo. Elaboramos um panorama da abordagem teórica de competitividade e plataformas que apresentam as redes de referências, as contribuições teóricas e empíricas e a tendência dos estudos recentes. Concluímos com este estudo que as plataformas mudaram de forma significativa a lógica de competição, tornando necessário compreender os efeitos e as implicações desse processo. Defendemos que a contribuição desta pesquisa é aprofundar essa linha de discussão ao revisitar sob uma nova perspectiva, modelos já conhecidos da literatura de estratégia, vantagem competitiva e inovação, favorecendo a sua ampliação, renovação e aplicação ao contexto das plataformas. E além disso, apresentar as novas formas e estratégias utilizadas pelas plataformas digitais enquanto modelos de negócios, para se manterem competitivas no mercado. |