"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14870

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thalya Furtado Lopes
Orientador DENILCE MENESES LOPES
Outros membros Thiago Rodrigues da Silva
Título Relato de experiência como residentes pedagógicos na E.E. Alice Loureiro em Viçosa
Resumo A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios nas mais diversas áreas. A educação sem dúvidas foi um dos maiores campos afetados. Milhares de profissionais da área tiveram que se reinventar e inovar para atingirem seu público alvo. Nesse contexto, a pandemia possibilitou uma nova experiência na formação docente e os graduandos em Ciências Biológicas participantes do programa de Residência Pedagógica na E.E Alice Loureiro relatam como tem sido a experiência nesta escola por meio da educação à distância. O objetivo é apresentar a licenciandos e educadores, em geral, a experiência e as metodologias de ensino abordadas durante as aulas remotas provocadas pela pandemia da COVID-19. Para identificar quais metodologias e ferramentas estão sendo utilizadas, foram utilizados formulários online criados na plataforma Google Forms que foram enviados aos 10 residentes que atuam na Escola Estadual Alice Loureiro do núcleo Biologia-Viçosa. Obteve-se 9 respostas no questionário, ou seja, apenas uma pessoa não respondeu. No geral, as plataformas mais utilizadas pelos residentes são Google Meeting, Youtube, Whatsapp, Google Classroom, Canva, Trakto, QuizMaker, e Wordall, além de materiais impressos e online, complementares aos PET’s. Em todas as turmas assistidas, têm-se utilizado aulas de revisão ou monitorias para resolução de dúvidas. Apesar de todo incentivo percebemos pouca participação e interação dos alunos nas atividades propostas. Nas turmas dos terceiros anos do ensino médio, em específico, o engajamento nas monitorias foi satisfatório nas primeiras semanas, entretanto caiu ao longo do bimestre. Os principais problemas enfrentados pelos residentes, enquanto professores, são a falta de contato com os alunos, falta de feedbacks, problemas com a internet, pouca familiarização com o modelo de ensino remoto, além de problemas psicológicos, derivados da pandemia em si, frustração e desmotivação. Visando maior alcance dos alunos foram desenvolvidas algumas metodologias como jogos, vídeos interativos, documentários e cartilhas educativas. Apesar disso, o engajamento dos estudantes de modo geral caiu, se comparado com as primeiras semanas do período. Como conclusão relatamos o que tem sido feito, durante o ensino remoto, na perspectiva de docentes em formação. A participação no programa de residência nesse período remoto nos permitiu observar e vivenciar as dificuldades enfrentadas pelos professores nesse período e o prejuízo causado à Educação de maneira geral. Além disso, essas experiências ajudaram a identificar problemas, preparar novos métodos e buscar soluções para problemas emergentes.
Palavras-chave Educação, docente, pandemia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.