Resumo |
A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios nas mais diversas áreas. A educação sem dúvidas foi um dos maiores campos afetados. Milhares de profissionais da área tiveram que se reinventar e inovar para atingirem seu público alvo. Nesse contexto, a pandemia possibilitou uma nova experiência na formação docente e os graduandos em Ciências Biológicas participantes do programa de Residência Pedagógica na E.E Alice Loureiro relatam como tem sido a experiência nesta escola por meio da educação à distância. O objetivo é apresentar a licenciandos e educadores, em geral, a experiência e as metodologias de ensino abordadas durante as aulas remotas provocadas pela pandemia da COVID-19. Para identificar quais metodologias e ferramentas estão sendo utilizadas, foram utilizados formulários online criados na plataforma Google Forms que foram enviados aos 10 residentes que atuam na Escola Estadual Alice Loureiro do núcleo Biologia-Viçosa. Obteve-se 9 respostas no questionário, ou seja, apenas uma pessoa não respondeu. No geral, as plataformas mais utilizadas pelos residentes são Google Meeting, Youtube, Whatsapp, Google Classroom, Canva, Trakto, QuizMaker, e Wordall, além de materiais impressos e online, complementares aos PET’s. Em todas as turmas assistidas, têm-se utilizado aulas de revisão ou monitorias para resolução de dúvidas. Apesar de todo incentivo percebemos pouca participação e interação dos alunos nas atividades propostas. Nas turmas dos terceiros anos do ensino médio, em específico, o engajamento nas monitorias foi satisfatório nas primeiras semanas, entretanto caiu ao longo do bimestre. Os principais problemas enfrentados pelos residentes, enquanto professores, são a falta de contato com os alunos, falta de feedbacks, problemas com a internet, pouca familiarização com o modelo de ensino remoto, além de problemas psicológicos, derivados da pandemia em si, frustração e desmotivação. Visando maior alcance dos alunos foram desenvolvidas algumas metodologias como jogos, vídeos interativos, documentários e cartilhas educativas. Apesar disso, o engajamento dos estudantes de modo geral caiu, se comparado com as primeiras semanas do período. Como conclusão relatamos o que tem sido feito, durante o ensino remoto, na perspectiva de docentes em formação. A participação no programa de residência nesse período remoto nos permitiu observar e vivenciar as dificuldades enfrentadas pelos professores nesse período e o prejuízo causado à Educação de maneira geral. Além disso, essas experiências ajudaram a identificar problemas, preparar novos métodos e buscar soluções para problemas emergentes. |