Resumo |
O presente projeto teve por objetivo desenvolver estratégias de diferenciação para a Associação da Agricultura Familiar de Humaitá (AAFH), situada no distrito de São Francisco de Humaitá, Mutum MG. Para tanto, utilizou-se a metodologia Curva de Valor, que possibilita que instituições de diferentes segmentos alcancem vantagem competitiva. A metodologia é descrita no livro A Estratégia do Oceano Azul, onde define um mercado sem forte concorrência como oceano azul e utilizam a curva de valor como ferramenta para alcança-lo. Inicialmente, foi realizado uma comparação com a associação de Alto Capim a partir da definição de atributos importantes do setor de mercado que as organizações se encontram, as informações coletadas foram alocadas em uma Matriz de Valor, conforme proposta para a construção da Curva de Valor (Elimiar, Reduzir, Elevar e Criar) e atribuindo notas para os mesmos, logo depois, foram pensadas ações de ajuste para a Associação da Agricultura Familiar de Humaitá (AAFH), relacionadas a cada um desses atributos. Para alinhar as expectativas, foi realizada uma reunião de apresentação do projeto e seus objetivos para a diretoria da AAFH, posteriormente aconteceu uma oficina com os associados para a construção da Curva de Valor e reuniões de acompanhamento no decorrer do projeto. Sendo assim, foram traçadas estratégias, a primeira delas visou lapidar a comunicação interna como forma de aumentar a participação dos membros e criar novos canais de comunicação, para uma maior proximidade com a comunidade e demais stakeholders, incluindo chamar a atenção dos jovens para seu engajamento e reduzir a falta de participação desse público. As demais ações do projeto consistiram na realização de oficinas de ferramentas gerenciais, nas áreas de gestão estratégica, administração financeira e análise SWOT da organização, ferramentas que possibilitaram, em conjunto com os associados, observar a melhor direção a ser seguida com relação às estratégias elaboradas. Além disso, os resultados da curva de valor, construída para a AAFH, foram compilados em uma planilha de Excel e entregue a diretoria da associação. Após a adoção das estratégias propostas conclui-se que a diferenciação da AAFH acontece por meio da comunicação visando firmar parcerias, manter proximidade com a comunidade, aumentar a participação dos jovens e ser vista por financiadores. Com base nas atividades do projeto foi possível colaborar para o desenvolvimento da gestão interna, ampliar a visão de mercado da associação participante, agregar melhorias em sua administração através da aplicação de ferramentas e metodologias estratégicas gerenciais que proporcionaram um posicionamento profissional e efetivo da AAFH frente aos stakholders. |