"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14863

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Ester Almeida Reis
Orientador PABLO MURTA BAIAO ALBINO
Título Curva de valor: estratégia de diferenciação em uma associação da agricultura familiar.
Resumo O presente projeto teve por objetivo desenvolver estratégias de diferenciação para a Associação da Agricultura Familiar de Humaitá (AAFH), situada no distrito de São Francisco de Humaitá, Mutum MG. Para tanto, utilizou-se a metodologia Curva de Valor, que possibilita que instituições de diferentes segmentos alcancem vantagem competitiva. A metodologia é descrita no livro A Estratégia do Oceano Azul, onde define um mercado sem forte concorrência como oceano azul e utilizam a curva de valor como ferramenta para alcança-lo. Inicialmente, foi realizado uma comparação com a associação de Alto Capim a partir da definição de atributos importantes do setor de mercado que as organizações se encontram, as informações coletadas foram alocadas em uma Matriz de Valor, conforme proposta para a construção da Curva de Valor (Elimiar, Reduzir, Elevar e Criar) e atribuindo notas para os mesmos, logo depois, foram pensadas ações de ajuste para a Associação da Agricultura Familiar de Humaitá (AAFH), relacionadas a cada um desses atributos. Para alinhar as expectativas, foi realizada uma reunião de apresentação do projeto e seus objetivos para a diretoria da AAFH, posteriormente aconteceu uma oficina com os associados para a construção da Curva de Valor e reuniões de acompanhamento no decorrer do projeto. Sendo assim, foram traçadas estratégias, a primeira delas visou lapidar a comunicação interna como forma de aumentar a participação dos membros e criar novos canais de comunicação, para uma maior proximidade com a comunidade e demais stakeholders, incluindo chamar a atenção dos jovens para seu engajamento e reduzir a falta de participação desse público. As demais ações do projeto consistiram na realização de oficinas de ferramentas gerenciais, nas áreas de gestão estratégica, administração financeira e análise SWOT da organização, ferramentas que possibilitaram, em conjunto com os associados, observar a melhor direção a ser seguida com relação às estratégias elaboradas. Além disso, os resultados da curva de valor, construída para a AAFH, foram compilados em uma planilha de Excel e entregue a diretoria da associação. Após a adoção das estratégias propostas conclui-se que a diferenciação da AAFH acontece por meio da comunicação visando firmar parcerias, manter proximidade com a comunidade, aumentar a participação dos jovens e ser vista por financiadores. Com base nas atividades do projeto foi possível colaborar para o desenvolvimento da gestão interna, ampliar a visão de mercado da associação participante, agregar melhorias em sua administração através da aplicação de ferramentas e metodologias estratégicas gerenciais que proporcionaram um posicionamento profissional e efetivo da AAFH frente aos stakholders.
Palavras-chave Curva de Valor, Associativismo, Gestão
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.