Resumo |
Considerando a importância de estudar os sistemas educacionais e as dinâmicas institucionais e sociais no Brasil, a referida pesquisa analisou a construção da disciplina de sociologia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, a partir da obrigatoriedade da inserção da mesma na matriz curricular do ensino médio. Nesse sentido, o objetivo primordial da pesquisa desenvolvida foi o de analisar a trajetória da disciplina de Sociologia e a sua estruturação no CAp-Coluni, comparando tanto os períodos de intermitência como os conteúdos abordados com o cenário nacional, no que tange ao ensino das Ciências Sociais. Primeiramente, para nortear os rumos do projeto, foram feitas tanto a revisão bibliográfica quanto a resenha do artigo “O debate acerca do Ensino de Sociologia no Secundário, entre as décadas de 1930 e 1950” de Flávio Marcos Silva Sarandy, o qual foi de fundamental importância para compreender o trajeto da disciplina de sociologia e do campo das ciências sociais no Brasil, revelando seus momentos de descontinuidade e ascensão. Ademais, a fim de se obter um aparato histórico da construção e consolidação do Colégio da UFV, realizou-se a leitura seguida de um resumo do tópico 2.2 da dissertação de Duarte Barbalho, professor do CAp-COLUNI, intitulada como “O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa: Histórias de Sucesso”. Em seguida, realizou-se um levantamento de dados relativos à estruturação da disciplina no CAp- COLUNI, através de uma análise dos conteúdos programáticos da 1°, 2° e 3° série,dos anos de 2009 a 2012, com ênfase nos conteúdos abordados e na permanência ou não dos mesmos nos anos subsequentes, acompanhada de um estudo qualitativo das Atas de Colegiado no que tange às ocorrências na área das Ciências Sociais. Como resultado, percebe-se variação nos conteúdos abordados na disciplina de Sociologia do CAp-Coluni, pois, a cada ano, há enfoque distintos em determinado campo das Ciências Sociais, com respeito aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio (2000). Outrossim, os diários de classe analisados, disponibilizados pelo Registro Escolar do CAp-Coluni, revelam momentos de instabilidade na oferta da disciplina em virtude da ausência do cargo efetivo de professor de sociologia na carreira EBTT e de ausência orçamentária para contratação de professor substituto. |