Resumo |
INTRODUÇÃO: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina, atualizadas em 2014, ressaltam a necessidade de se oportunizar a aprendizagem de competências em Ciências Humanas e Sociais em Saúde durante a graduação. Nesse sentido, para reforma curricular do curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), as Ciências Sociais em Saúde foram incorporadas em duas disciplinas do 1° ano. Destarte, identificou-se a necessidade de uma ampla revisão nacional e internacional sobre conteúdos, métodos de ensino e referências para subsidiar as ofertas pedagógicas destas disciplinas. OBJETIVOS: Identificar e analisar experiências e recomendações, nacionais e internacionais, sobre o ensino de ciências sociais em saúde na graduação médica, incluindo definição de conteúdo e de metodologias de ensino e de avaliação. METODOLOGIA: Trata-se de revisão de literatura do tipo meta-etnografia segundo Noblit e Hare (1988). As buscas foram realizadas nas bases de dados do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os termos “ciências sociais” e “educação médica”, combinados pelo operador booleano AND e suas traduções em língua inglesa. Os trabalhos foram selecionados através de leitura de título ou resumo e os critérios de inclusão compreendem livros, capítulos de livros e artigos publicados nos periódicos que apresentam aspectos curriculares e metodológicos do tema principal da pesquisa. Será realizada análise de conteúdo dos artigos incluídos, identificando-se os tipos e contribuições de conteúdos curriculares e de metodologias de ensino e avaliação para o ensino das ciências sociais na graduação médica. RESULTADOS: Procedeu-se com as duas primeiras etapas do projeto, selecionando publicações nacionais e internacionais referentes à temática. Foram analisados 778 estudos nacionais e 2494 internacionais, sendo selecionados ao final 101 e 83 em cada etapa, respectivamente. Os artigos versam sobre variadas questões acerca das Ciências Sociais no ensino médico, como identidade profissional, metodologias de ensino-aprendizagem e relatos de experiência a partir de reformas curriculares e criação de disciplinas. A revisão de literatura confirma, em parte, a escassez de referências de caráter didático para o ensino superior em português. Por outro lado, espera-se que organize e sistematize os principais aspectos das contribuições existentes. Pretende-se aprimorar o programa analítico das disciplinas supracitadas e de seus recursos pedagógicos, publicar um artigo sobre a meta-etnografia e produzir um livro para uso nessas disciplinas. CONCLUSÕES: Dadas as orientações das Diretrizes Curriculares para inclusão de competências Ciências Humanas e Sociais em Saúde na graduação médica e a falta de referências nacionais acerca desse tema, a revisão de literatura é ferramenta para subsidiar tais reformas curriculares e práticas pedagógicas. |