"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14849

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Júlia Pernes Saraiva de Medeiros
Orientador LEANDRO DAVID WENCESLAU
Outros membros Thales Lemos Pimentel
Título Ensino de ciências sociais em saúde na graduação médica: uma meta-etnografia
Resumo INTRODUÇÃO: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina, atualizadas em 2014, ressaltam a necessidade de se oportunizar a aprendizagem de competências em Ciências Humanas e Sociais em Saúde durante a graduação. Nesse sentido, para reforma curricular do curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV), as Ciências Sociais em Saúde foram incorporadas em duas disciplinas do 1° ano. Destarte, identificou-se a necessidade de uma ampla revisão nacional e internacional sobre conteúdos, métodos de ensino e referências para subsidiar as ofertas pedagógicas destas disciplinas. OBJETIVOS: Identificar e analisar experiências e recomendações, nacionais e internacionais, sobre o ensino de ciências sociais em saúde na graduação médica, incluindo definição de conteúdo e de metodologias de ensino e de avaliação. METODOLOGIA: Trata-se de revisão de literatura do tipo meta-etnografia segundo Noblit e Hare (1988). As buscas foram realizadas nas bases de dados do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os termos “ciências sociais” e “educação médica”, combinados pelo operador booleano AND e suas traduções em língua inglesa. Os trabalhos foram selecionados através de leitura de título ou resumo e os critérios de inclusão compreendem livros, capítulos de livros e artigos publicados nos periódicos que apresentam aspectos curriculares e metodológicos do tema principal da pesquisa. Será realizada análise de conteúdo dos artigos incluídos, identificando-se os tipos e contribuições de conteúdos curriculares e de metodologias de ensino e avaliação para o ensino das ciências sociais na graduação médica. RESULTADOS: Procedeu-se com as duas primeiras etapas do projeto, selecionando publicações nacionais e internacionais referentes à temática. Foram analisados 778 estudos nacionais e 2494 internacionais, sendo selecionados ao final 101 e 83 em cada etapa, respectivamente. Os artigos versam sobre variadas questões acerca das Ciências Sociais no ensino médico, como identidade profissional, metodologias de ensino-aprendizagem e relatos de experiência a partir de reformas curriculares e criação de disciplinas. A revisão de literatura confirma, em parte, a escassez de referências de caráter didático para o ensino superior em português. Por outro lado, espera-se que organize e sistematize os principais aspectos das contribuições existentes. Pretende-se aprimorar o programa analítico das disciplinas supracitadas e de seus recursos pedagógicos, publicar um artigo sobre a meta-etnografia e produzir um livro para uso nessas disciplinas. CONCLUSÕES: Dadas as orientações das Diretrizes Curriculares para inclusão de competências Ciências Humanas e Sociais em Saúde na graduação médica e a falta de referências nacionais acerca desse tema, a revisão de literatura é ferramenta para subsidiar tais reformas curriculares e práticas pedagógicas.
Palavras-chave Ciências sociais, educação médica, currículo.
Forma de apresentação..... Painel
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