Resumo |
Ao longo dos anos, a educação precisou passar por inúmeras mudanças. No ano de 2020, com o surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus, autoridades governamentais, mediante recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), decretaram estado de emergência e calamidade pública. Uma das medidas de enfrentamento da pandemia foi à suspensão das aulas presenciais nas redes de ensino pública e privada. Devido a esse fato e, sem previsão de retorno, as instituições de ensino precisaram se adequar e aderir ao sistema de ensino remoto. Concomitantemente a esse processo, teve início o Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com dez residentes no Centro Educacional Dr. Januário de Andrade Fontes em Viçosa/MG, com objetivo de promover a imersão das licenciandas em Pedagogia na educação básica, especificamente na Educação Infantil. O trabalho pedagógico na escola foi orientado pelo Programa de Atividades Escolares Remotas (PAER), programa este, adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Viçosa. As estratégias metodológicas utilizadas para a educação infantil nesse contexto foram pautadas em produções de vídeos, jogos, brincadeiras, produção de brinquedos de sucatas e contação de história, metodologias embasadas nos Seis Direitos de Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança e nos Cinco Campos de Experiência de acordo com a BNCC da Educação Infantil. Diante das mudanças no cenário educacional, houve a necessidade de elaborar e utilizar ferramentas capazes de dar suporte pedagógico às crianças e suas famílias, mas muitos desafios foram encontrados como, a falta ou pouco retorno das atividades propostas, a dificuldade em avaliar o desenvolvimento da criança virtualmente, a precariedade de recursos tecnológicos e de acesso à internet e a indisponibilidade de tempo e de condições estruturais de muitas famílias para o necessário apoio à criança nas suas atividades. Por outro lado, a imersão das licenciandas no contexto de ensino remoto na escola de educação básica mostrou novas possibilidades no campo educacional, como a reflexão sobre as metodologias educacionais adotadas até então, a utilização dos recursos tecnológicos nas práticas de ensino e a promoção da inclusão nesse contexto. Os resultados do trabalho árduo e criativo, de forma coletiva envolvendo residentes, professoras, preceptora e coordenadora, puderam ser percebidos pelo aumento significativo da participação das famílias e do retorno das atividades propostas pelas residentes, ampliação da vivência da relação entre teoria e prática profissional docente. Constatamos, por fim, a importância e o fortalecimento do papel das redes de ensino na formação dos/as futuras/os professores/as em um momento em que a escola precisa se reinventar em um curto espaço de tempo e emergir no mundo das metodologias ativas e TICS na Educação Infantil. |