"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14815

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Francismara Delfina Marinho da Costa
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Brenda Aparecida Dias Pereira, Camila Fialho Fonseca, Rita de Cássia Martins, Tais Jaine Coelho
Título Residência pedagógica em tempos de pandemia: limites e possibilidades do ensino remoto na educação infantil, no Centro Educacional Municipal Doutor Januário de Andrade Fontes, Viçosa, MG.
Resumo Ao longo dos anos, a educação precisou passar por inúmeras mudanças. No ano de 2020, com o surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus, autoridades governamentais, mediante recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), decretaram estado de emergência e calamidade pública. Uma das medidas de enfrentamento da pandemia foi à suspensão das aulas presenciais nas redes de ensino pública e privada. Devido a esse fato e, sem previsão de retorno, as instituições de ensino precisaram se adequar e aderir ao sistema de ensino remoto. Concomitantemente a esse processo, teve início o Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com dez residentes no Centro Educacional Dr. Januário de Andrade Fontes em Viçosa/MG, com objetivo de promover a imersão das licenciandas em Pedagogia na educação básica, especificamente na Educação Infantil. O trabalho pedagógico na escola foi orientado pelo Programa de Atividades Escolares Remotas (PAER), programa este, adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Viçosa. As estratégias metodológicas utilizadas para a educação infantil nesse contexto foram pautadas em produções de vídeos, jogos, brincadeiras, produção de brinquedos de sucatas e contação de história, metodologias embasadas nos Seis Direitos de Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança e nos Cinco Campos de Experiência de acordo com a BNCC da Educação Infantil. Diante das mudanças no cenário educacional, houve a necessidade de elaborar e utilizar ferramentas capazes de dar suporte pedagógico às crianças e suas famílias, mas muitos desafios foram encontrados como, a falta ou pouco retorno das atividades propostas, a dificuldade em avaliar o desenvolvimento da criança virtualmente, a precariedade de recursos tecnológicos e de acesso à internet e a indisponibilidade de tempo e de condições estruturais de muitas famílias para o necessário apoio à criança nas suas atividades. Por outro lado, a imersão das licenciandas no contexto de ensino remoto na escola de educação básica mostrou novas possibilidades no campo educacional, como a reflexão sobre as metodologias educacionais adotadas até então, a utilização dos recursos tecnológicos nas práticas de ensino e a promoção da inclusão nesse contexto. Os resultados do trabalho árduo e criativo, de forma coletiva envolvendo residentes, professoras, preceptora e coordenadora, puderam ser percebidos pelo aumento significativo da participação das famílias e do retorno das atividades propostas pelas residentes, ampliação da vivência da relação entre teoria e prática profissional docente. Constatamos, por fim, a importância e o fortalecimento do papel das redes de ensino na formação dos/as futuras/os professores/as em um momento em que a escola precisa se reinventar em um curto espaço de tempo e emergir no mundo das metodologias ativas e TICS na Educação Infantil.
Palavras-chave Educação Infantil, Ensino Remoto, Desafios
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.